Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2642
metadata.dc.type: TCC
Title: Intervenção psicopedagógica institucional no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
metadata.dc.creator: Cândido, Yasmin de Paula
metadata.dc.contributor.advisor1: Assis, Geovaní Soares de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Sandra Cristina Moraes de
metadata.dc.description.resumo: O artigo ora apresentado foi construído a partir de uma pesquisa qualitativa acerca das dificuldades de aprendizagem implicadas no Transtorno de Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), cujo objetivo consistiu em demonstrar a atuação psicopedagógica institucional escolar, junto a uma criança diagnosticada com TDAH. A mesma trata-se de um estudo de caso, desenvolvido por meio da aplicação do protocolo de observação, análise dos cadernos escolares do aluno e entrevista estruturada com a docente em sala de aula. Os resultados indicaram que são muitas as dificuldades de aprendizagem do sujeito com TDAH, e a falta de formação adequada acerca do transtorno, dificulta o planejamento das atividades propostas pela docente. Assim, concluímos que a atuação do psicopedagógica no âmbito escolar, é pertinente, uma vez que oferece contribuições importantes para a otimização do processo de aprendizagem dos escolares com TDAH.
Abstract: The article presented herein constitutes a qualitative research about the learning difficulties involved in Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), whose purpose is to demonstrate the institutional psychopedagogical performance with a child diagnosed with ADHD. For the methodological development, we adopted a case study with the application of the observation protocol, analysis of student’s school notebooks and structured interview with the teacher in the classroom. The results indicated that there are many learning difficulties in the individual with ADHD, and, indeed, the lack of adequate training on the disorder, entails difficulties as regards the planning of activities postulated by the teachers. We conclude that the role of the educational psychologist in the school is relevant, since it offers important contributions to the optimization of the learning process of students with ADHD.
Keywords: Dificuldades de aprendizagem
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Atuação psicopedagógica
Pisicopedagogia institucional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2642
Issue Date: 7-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YPC22112016.pdf553,17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.