Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2644
Tipo: TCC
Título: Do esquecimento ao protagonismo: as princesas negras na Literatura juvenil
Autor(es): Macêdo, Jhennefer Alves
Primeiro Orientador: Segabinazi, Daniela Maria
Resumo: Nesse trabalho, pretendemos apresentar a partir das reflexões e análises sobre a qualidade estética e literária das publicações contemporâneas sobre princesas africanas, nas narrativas juvenis escritas por brasileiros, um panorama que, timidamente, expõe a relevância da identidade dos negros e negras na literatura juvenil, do esquecimento às páginas de protagonismo. Inicialmente, tendo como recorte do nosso corpus as representações das princesas negras na literatura juvenil, investigaremos nas políticas públicas de leitura e no mercado editorial o que há de publicações que tematizam ou elegem como protagonista essa personagem, uma vez que o aparecimento dessas obras possuem fortes ligações com as exigências dispostas pela Lei 10.639/03. Desenvolveremos essa discussão nos apoiando nos estudos de Oliva (2003) e Debus (2013), que apontam os avanços e inquietações que a lei representa no tocante à legitimação da literatura africana. Após essa investigação e levantamento do nosso corpus, averiguaremos como se dão o protagonismo das princesas negras, observando as características dessas personagens e os avanços que essas obras apresentam frente aos clássicos contos populares europeus. Teceremos as nossas considerações com base nas pesquisas de Coelho (2003), que apresenta os caminhos históricos pelos quais as histórias dos contos populares transitaram e Traça (1992), que esclarece sobre a configuração do modelo feminino das princesas. Com base nessas discussões, passamos, por fim, a analisar três adaptações de histórias das princesas africanas, A lenda da Pemba (2009); Aqualtune e as histórias da África (2012); Zacimba Gaba, a Princesa Guerreira: a história que não te contaram (2014). Apontaremos a construção dos elementos que constituem essas obras, os diálogos existentes entre os textos visual e verbal, de modo a observar se possuem traços das culturas africanas e as possíveis contribuições que essas obras estão proporcionando para o reconhecimento da memória das princesas africanas. Nossas análises estarão fundamentadas nas teorias de Zilberman (1988) e Domingos (2011).
Abstract: Without an abstract in english
Palavras-chave: Princesas Africanas
Literatura Juvenil
Contos Populares
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2644
Data do documento: 16-Nov-2016
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAM26012017.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons