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metadata.dc.type: TCC
Title: O escotismo como ferramenta para o desenvolvimento social de crianças com síndrome de down
metadata.dc.creator: Brito, Vanessa Araújo Toscano de
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigues, Janine Marta Coelho
metadata.dc.contributor.referee1: Anselmo, Roberto Derivaldo
metadata.dc.contributor.referee2: Chaves, Maria Tereza Lira de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: A Síndrome de Down é uma alteração genética que modifica o número correto de cromossomos da espécie humana. A inserção em um contexto sociocultural adequado será de grande importância para a adaptação das pessoas com a Síndrome e os diversos ambientes frequentados por ela são ferramentas essenciais para o seu desenvolvimento. O Escotismo é um desses espaços e se configura como um movimento educacional não formal, que busca trabalhar as potencialidades do indivíduo, através de seis áreas do desenvolvimento (caráter, social, afetivo, espiritual, cognitivo e físico), utilizando-se de um método educativo que se adequa a cada faixa etária. O presente trabalho é um estudo de caso, que objetivou conhecer as contribuições do Escotismo para o desenvolvimento social de crianças com Síndrome de Down. Participou da pesquisa uma criança de oito anos, integrante de um Grupo Escoteiro de João Pessoa. Foram utilizados como instrumentos um protocolo de observação e entrevistas semiestruturadas com quatro chefes escoteiros e os pais da criança. Percebeu-se que o Escotismo é um agente promotor de práticas educativas inclusivas. Entretanto, ainda há longo caminho para percorrer rumo a uma inclusão mais efetiva, com mais pessoas com deficiência participando do Movimento Escoteiro e a veiculação de mais informação acerca de como lidar com as deficiências na prática. Sugere-se a promoção de mais cursos, o convite de mais pessoas com deficiência a participarem do Movimento e a ocorrência de mais momentos entre escoteiros e não escoteiros, para que haja o diálogo entre as diversas esferas educativas sobre o tema.
Abstract: Down syndrome is a genetic disorder that modifies the correct number of chromosomes within the human species DNA. The insertion in a suitable sociocultural context will be of great importance for the adaptation of the people with Syndrome and the diverse environments frequented by them are essential tools for their development. Scouting is one of these spaces and is configured as a non-formal educational movement, which seeks to work the potentialities of the individual through six areas of development (character, social, affective, spiritual, cognitive and physical) using a method that is appropriate for each age group. The present work is a case study, which aimed to know the contributions of Scouting to the social development of children with Down Syndrome. A nine-year-old child, member of a Scout Group from João Pessoa participated in the research. An observation protocol and semi-structured interviews with four scout chiefs and the child's parents were used as the research instruments. It was noticed that Scouting is an agent that promotes inclusive educational practices. However, there is still a long way to go towards more effective inclusion, with more people with disabilities participating in the Scout Movement, and more information about how to deal with disabilities in practice. It is suggested the promotion of more courses, the invitation of more people with disabilities to participate in the Movement and the occurrence of more moments between scouts and non-scouts, so that there is dialogue among the various educational spheres on the theme.
Keywords: Escotismo
Síndrome de Down
Inclusão
Scouting
Down Syndrome
Inclusion
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2646
Issue Date: 18-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

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