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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26473
Tipo: TCC
Título: O correio eletrônico corporativo na perspectiva da gestão documental e da segurança da informação: uma análise de práticas do Poder Executivo Federal
Autor(es): Azevedo Filho, François Braga de.
Primeiro Orientador: Silva, Julianne Teixeira e.
Resumo: Com o surgimento de noticias de espionagem norte americana sob as comunicações do governo federal brasileiro e de outros países, objetivou-se neste trabalho identificar quais medidas estão sendo tomadas pelo poder executivo federal apresentando a relação entre a segurança da informação e comunicação e a gestão documental. Utilizando-se das prerrogativas da Lei de Acesso, foram enviadas perguntas através do Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão a uma amostra de sete ministérios e a uma empresa pública, como forma de se obter informações sobre as medidas governamentais em respeito à segurança da informação nos correios eletrônicos corporativos. Através da análise dos dados contidos nas respostas dos órgãos, percebe-se que os órgãos governamentais estão avançando no planejamento e ações referentes à segurança da informação. Contudo o mesmo caminho não é observado quando se trata da gestão de documentos sob a perspectiva arquivística. Os resultados apontaram que a gestão da segurança da informação e a gestão documental, embora sejam complementares, não estão alinhadas quando se trata dos aspectos dos correios eletrônicos e suas características enquanto documento arquivístico dotado de autenticidade e fidedignidade, em contrapartida às práticas de seu gerenciamento, arquivamento e preservação ao longo do tempo.
Abstract: Due to the appearance in the news of reports of espionage by the United States on the communications made by the Brazilian Federal Government and by those of other countries, this work aims to identify which measures are being taken by the Brazilian Federal Executive power showing the relationship between information security and communication and document management. Using the prerogatives of Access Act, questions were submitted through the Electronic Service for Information to the Citizen to a sample of seven ministries and one public company, as a means of obtaining information on government measures regarding information security in corporate electronic e-mails. Through data analysis contained in the answers of these public agencies, it is noticed that government agencies are moving forward in planning and actions related to information security. However, the same measures are not taken when it comes to document management in the archival perspective. The results show that the management of information security and document management, though complementary, are not aligned when it comes to aspects of e-mails and their characteristics as archival documents endowed with authenticity and reliability, in contrast to the practices of its management, archiving and preservation over time.
Palavras-chave: Gestão de documentos.
Segurança da informação.
Correio Eletrônico.
Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão.
Documento arquivístico digital.
Lei de Acesso à Informação.
Administração Pública Federal.
Arquivologia.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26473
Data do documento: 21-Dez-2015
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Arquivologia

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