Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2649| Tipo: | TCC |
| Título: | Los documentos oficiales y el libro didático: una reflexion entre la teoría y la realidad escolar del espanhol como lengua extranjera |
| Autor(es): | Rivera, Cristian Ceferino Vásquez |
| Primeiro Orientador: | López, Juan Ignacio Jurado Centurión |
| referee1 : | Ponte, Andréa Silva |
| referee2: | Silva, Carolina Gomes da |
| referee3 : | martorelli, Ana Berenice Peres |
| Resumo: | Viver num mundo tão dinâmico e globalizado como o nosso, precisa de muito conhecimento, habilidade e persistência para poder se sobressair e conquistar seu espaço. Um dos conhecimentos necessários para triunfar é saber lidar de maneira efetiva numa língua estrangeira, qualquer que seja. O ensino de língua estrangeira, na educação brasileira, se ensina o inglês (língua obrigatória) e o espanhol (língua secundária). É por isso que o adequado ensino delas é muito importante para o futuro dos alunos como uma ferramenta fundamental para conseguir seus objetivos. No ensino de uma língua estrangeira, aparecem dois elementos muito importantes: o professor e o livro didático. O professor é o encarregado de passar os conhecimentos da língua estrangeira aos alunos e; o livro didático é o instrumento por excelência desse conhecimento. Por se tratar de uma das partes fundamentais no ensino, puder selecionar o livro didático mais adequado não é simples, por isso que o Ministério da Educação e Cultura criou um mecanismo de seleção de coleções de língua estrangeira que o professore pode consultar e selecionar. Este trabalho tem por finalidade entender os documentos oficiais que falam do tema e, junto com isso, comparar duas coleções de espanhol língua estrangeira uma que faz parte do Programa Nacional do Livro Didático o outro que não faz parte. Acreditamos na importância de conhecer e discutir os documentos oficiais confrontando duas coleções diferentes, analisá-los criteriosamente e intentar reconstruir uma forma mais adequada do espanhol como língua estrangeira. |
| Abstract: | Vivir en un mundo tan dinámico y globalizado como el nuestro, requiere de mucho conocimiento, habilidad y persistencia para poder sobresalir de los demás y conquistar su espacio. Uno de los conocimientos que se necesitan para triunfar es saber desenvolverse de manera efectiva en una lengua extranjera, cualquiera que sea. En la educación brasileña la enseñanza de lenguas extranjeras se resume al inglés (como lengua obligatoria) y el español (como lengua secundaria). Es por eso que una enseñanza adecuada de ellas se torna de suma importancia para el futuro de los alumnos como herramienta fundamental para alcanzar sus objetivos. En la enseñanza de una lengua extranjera, dos elementos resaltan a la vista: el profesor y el libro didáctico. El primero es el encargado de pasar los conocimientos de la lengua extranjera a los alumnos y el segundo es el instrumento por excelencia de ese conocimiento. Por tratarse de una de las partes fundamentales en la enseñanza, poder seleccionar el libro didáctico más adecuado no es tarea fácil, es por ese motivo que el Ministerio de Educación y Cultura creó un mecanismo de selección de colecciones de lengua extranjera que el profesor puede consultar y hacer su elección. Este trabajo tiene por finalidad entender los documentos oficiales que hablan del tema y, junto con eso, comparar dos colecciones de español lengua extranjera una que hace parte del Programa Nacional del Libro Didáctico y otro que no lo es. Creemos importante conocer y discutir los documentos oficiales confrontando dos colecciones diferentes, analizarlos criteriosamente e intentar reconstruir una forma más adecuada del español como lengua extranjera. |
| Palavras-chave: | Livro didático - professor Espanhol - língua estrangeira Documentos oficiais |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | spa |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2649 |
| Data do documento: | 6-Jun-2017 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CCVR19072017.pdf | 3,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
