Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2651
Tipo: TCC
Título: Avaliação da criança autista na perspectiva psicopedagógica
Autor(es): Sales, Rayssa dos Santos
Primeiro Orientador: Assis, Geovaní Soares de
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, desenvolvida pela interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas, buscando compreender de que forma é feita a avaliação psicopedagógica na criança autista. A pesquisa foi desenvolvida com três psicopedagogas, todas com formação acadêmica na graduação em psicopedagogia pela Universidade Federal da Paraíba. A avaliação psicopedagógica desenvolve-se com a colaboração de um conjunto de aspectos percebidos durante a coleta de informações onde é preciso priorizar os pontos mais críticos para tomar decisões quanto à resposta educacional e quanto às mudanças progressivas que deverão ser planejadas e, portanto, esse é o critério que orientará a coleta de informações. Depois de coletadas informações que se considera importante para a avaliação, o psicopedagogo irá intervir visando à solução de problemas de aprendizagem em seus devidos espaços, uma vez que a avaliação visa reorganizar a vida escolar e doméstica da criança e, somente neste foco ela deve ser encaminhada, vale dizer que fica vazio o pedido de avaliação apenas para justificar um processo que está descomprometido com o aluno e com a sua aprendizagem. Através da análise das respostas conseguidas com o roteiro de entrevista, realizadas com psicopedagogas que possuem um tempo significativo de atuação na área psicopedagógica voltada para o trabalho com casos clínicos de autismo observou-se que maneira ocorre à avaliação psicopedagógica da criança autista.
Abstract: The present work is a qualitative research, developed by the interaction between researchers and members of the investigated situations, seeking to understand how psychopedagogical evaluation is done in the autistic child. The research was developed with three psychopedagogues, all with academic qualification in undergraduate studies in psychopedagogy by the Federal University of Paraíba. Psychopedagogical evaluation is developed with the collaboration of a set of aspects perceived during the collection of information where it is necessary to prioritize the most critical points to make decisions about the educational response and about the progressive changes that should be planned and, therefore, this is The criterion that will guide the collection of information. After collecting information that is considered important for the evaluation, the psychopedagogue will intervene in order to solve learning problems in their proper spaces, since the evaluation aims to reorganize the school and domestic life of the child and, in this focus alone, it should be That the application for evaluation is empty only to justify a process that is uncommitted to the student and to his or her learning. Through the analysis of the answers obtained with the interview script, carried out with psychopedagogues who have a significant time of performance in the psychopedagogical area focused on the work with clinical cases of autism, it was observed that this way occurs to the psychopedagogical evaluation of the autistic child.
Palavras-chave: Avaliação psicopedagógica
Autismo
Ensino - aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2651
Data do documento: 24-Nov-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSS25102017.pdf284,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.