Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2651
metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação da criança autista na perspectiva psicopedagógica
metadata.dc.creator: Sales, Rayssa dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Assis, Geovaní Soares de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Sandra Cristina Morais de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, desenvolvida pela interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas, buscando compreender de que forma é feita a avaliação psicopedagógica na criança autista. A pesquisa foi desenvolvida com três psicopedagogas, todas com formação acadêmica na graduação em psicopedagogia pela Universidade Federal da Paraíba. A avaliação psicopedagógica desenvolve-se com a colaboração de um conjunto de aspectos percebidos durante a coleta de informações onde é preciso priorizar os pontos mais críticos para tomar decisões quanto à resposta educacional e quanto às mudanças progressivas que deverão ser planejadas e, portanto, esse é o critério que orientará a coleta de informações. Depois de coletadas informações que se considera importante para a avaliação, o psicopedagogo irá intervir visando à solução de problemas de aprendizagem em seus devidos espaços, uma vez que a avaliação visa reorganizar a vida escolar e doméstica da criança e, somente neste foco ela deve ser encaminhada, vale dizer que fica vazio o pedido de avaliação apenas para justificar um processo que está descomprometido com o aluno e com a sua aprendizagem. Através da análise das respostas conseguidas com o roteiro de entrevista, realizadas com psicopedagogas que possuem um tempo significativo de atuação na área psicopedagógica voltada para o trabalho com casos clínicos de autismo observou-se que maneira ocorre à avaliação psicopedagógica da criança autista.
Abstract: The present work is a qualitative research, developed by the interaction between researchers and members of the investigated situations, seeking to understand how psychopedagogical evaluation is done in the autistic child. The research was developed with three psychopedagogues, all with academic qualification in undergraduate studies in psychopedagogy by the Federal University of Paraíba. Psychopedagogical evaluation is developed with the collaboration of a set of aspects perceived during the collection of information where it is necessary to prioritize the most critical points to make decisions about the educational response and about the progressive changes that should be planned and, therefore, this is The criterion that will guide the collection of information. After collecting information that is considered important for the evaluation, the psychopedagogue will intervene in order to solve learning problems in their proper spaces, since the evaluation aims to reorganize the school and domestic life of the child and, in this focus alone, it should be That the application for evaluation is empty only to justify a process that is uncommitted to the student and to his or her learning. Through the analysis of the answers obtained with the interview script, carried out with psychopedagogues who have a significant time of performance in the psychopedagogical area focused on the work with clinical cases of autism, it was observed that this way occurs to the psychopedagogical evaluation of the autistic child.
Keywords: Avaliação Psicopedagógica
Autismo
Aprendizagem
Psychopedagogical Assessment
Autism
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2651
Issue Date: 24-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RSS25102017.pdf284,58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.