Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26523
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, KARLA PATRÍCIA ANDRADE DOS-
dc.date.accessioned2023-03-22T17:36:13Z-
dc.date.available2023-03-01-
dc.date.available2023-03-22T17:36:13Z-
dc.date.issued2015-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26523-
dc.description.abstractThis work had for objective to analyze the influence of the infantile literature in the construction of the subject's identity through the contação of histories. More specifically it was looked for to identify beginnings and values that orientate behaviors and attitudes and that can be apprehended of the histories. The theoretical mark was centered in the educational processes and in the understanding of the importance of the infantile literature, based on Lev Vygotsky, Regina Zilberman, Jean Piaget among others. The investigation is of qualitative approach with illuminated methodology for beginnings of the research socioeducativa and research-action. The instruments of collection of data were: participant observation, focal group and questionnaire. The participant subjects are six students of the 5th year of the fundamental teaching and two mothers, one of a student and another of a student. The actions developed in the research stimulated the participation, considering know and previous experiences. The results pointed a significant evolution in those students' formation, reaffirming the importance and the benefits that the infantile literature provides in the construction of values and of new knowledge in the subject's formation. It is ended that the educational work with infantile literature can mean an important north for the development of attitudes and construction of values as honesty, respect and self-confidence.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Francisca Emanoela Guimarães Ribeiro (emanoela@cchsa.ufpb.br) on 2023-03-22T17:36:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KarlaPatriciaAndradedosSantos_Monog.pdf: 9989303 bytes, checksum: 2d515223c1e09cfbc3baf62c7b78083d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-22T17:36:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KarlaPatriciaAndradedosSantos_Monog.pdf: 9989303 bytes, checksum: 2d515223c1e09cfbc3baf62c7b78083d (MD5) Previous issue date: 2015-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectFormação do sujeitopt_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectValores e comportamentospt_BR
dc.subjectInfantile literaturept_BR
dc.subjectFormation of the subjectpt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectValues and behaviorspt_BR
dc.titleLITERATURA INFANTIL E A FORMAÇÃO HUMANA: UM OLHAR SOBRE A INFLUÊNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, RITA CRISTIANA-
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo analisar a influência da literatura infantil na construção da identidade do sujeito através da contação de histórias. Mais especificamente buscou-se identificar princípios e valores que norteiam comportamentos e atitudes e que podem ser apreendidos das histórias. O marco teórico esteve centrado nos processos educativos e na compreensão da importância da literatura infantil, baseada em Lev Vygotsky, Regina Zilberman, Jean Piaget dentre outros. A investigação é de abordagem qualitativa com metodologia iluminada por princípios da pesquisa socioeducativa e pesquisa-ação. Os instrumentos de coleta de dados foram: observação participante, grupo focal e questionário. Os sujeitos participantes são seis estudantes do 5º ano do ensino fundamental e duas mães, uma de uma aluna e outra de um aluno. As ações desenvolvidas na pesquisa estimularam a participação, considerando saberes e experiências prévias. Os resultados apontaram uma evolução significativa na formação desses educandos, reafirmando a importância e os benefícios que a literatura infantil proporciona na construção de valores e de novos conhecimentos na formação do sujeito. Conclui-se que o trabalho educativo com literatura infantil pode significar um norte importante para o desenvolvimento de atitudes e construção de valores como honestidade, respeito e autoconfiança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KarlaPatriciaAndradedosSantos_Monog.pdf9,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons