Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26535
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Análise do nível de conhecimento de estudantes do curso de fisioterapia acerca da Fisioterapia Obstétrica |
Autor(es): | Gomes, Taís Dantas Assis, Thais Josy Castro Freire de (Orientadora) Almeida, Milene de Oliveira (Coorientadora) |
Resumo: | O curso de Fisioterapia conta com diversas áreas de atuação, e por ser consideravelmente recente, ainda existem dúvidas e até mesmo o desconhecimento de boa parte da população acerca da sua atuação em certas especialidades. No que se refere a área da Fisioterapia Obstétrica, muitos não compreendem que o profissional pode e deve atuar em diversos momentos da vida da mulher. É uma área de grande eficácia científica e que têm papéis de extrema importância ao longo de todo o período gestacional, no próprio trabalho de parto e puerpério. O acompanhamento fisioterapêutico é essencial e traz diversos benefícios como o alívio de dores, diminuição do número de cesáreas, prevenção e tratamento de disfunções musculares, reestabelecimento das funções corporais pós-parto, trabalho de conscientização corporal da mulher, entre outros. Com isso, é extremamente importante a divulgação de quando, onde e como a Fisioterapia pode atuar na gravidez e após o nascimento do bebê. Tal conhecimento deve ser desencadeado desde a graduação, por isso, esse estudo foi realizado com o objetivo de verificar o conhecimento dos graduandos do curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em João Pessoa-PB, acerca da atuação da Fisioterapia Obstétrica. Para isso, foi aplicado um questionário composto por doze questões de múltipla escolha envolvendo questões relacionadas à importância da Fisioterapia Obstétrica, da atuação do profissional durante as fases gestacionais, das competências do fisioterapeuta na sua pratica clínica, e também, do nível de interesse pessoal na área da Obstetrícia por parte dos discentes. Alguns dos pontos onde os alunos demonstraram menos conhecimento foram sobre a atuação do fisioterapeuta na preparação para o parto cesáreo/cirúrgico, na diminuição do número desse tipo de parto, no tratamento de afecções como a incontinência urinária e na amamentação. É essencial que os alunos possam ter um contato mais prévio com o tema durante a graduação, para que um número maior possa aderir à área na sua vida profissional. Consequentemente, com um número maior de profissionais capacitados, mais mulheres terão a oportunidade de usufruir de todos esses benefícios e vivenciar um período gestacional o mais saudável e prazeroso possível. |
Abstract: | The Physical Therapy course has several areas of activity, and because it is considerably recent, there are still doubts and even ignorance of a good part of the population about its performance in certain specialties. Regarding the area of Obstetric Physical Therapy, many do not understand that the professional can and should act in different moments of a woman's life. It is an area of great scientific effectiveness and which plays an extremely important role throughout the gestational period, in labor and in the puerperium. Physiotherapeutic follow-up is essential and brings several benefits such as pain relief, reduction in the number of cesarean sections, prevention and treatment of muscle dysfunctions, reestablishment of postpartum bodily functions, women's body awareness work, among others. With this, it is extremely important to disclose when, where and how Physiotherapy can act in pregnancy and after the birth of the baby. Such knowledge must be triggered since graduation, so this study was carried out with the objective of verifying the knowledge of undergraduates of the Physical Therapy course at the Universade Federal da Paraíba (UFPB) in João Pessoa-PB, about the performance of Obstetric Physical Therapy. For this, a questionnaire composed of twelve multiple-choice questions was applied, involving questions related to the importance of Obstetric Physical Therapy, the professional's performance during the gestational stages, the physical therapist's competences in his clinical practice, and also the level of personal interest in area of Obstetrics by the students. Some of the points where students showed less knowledge were about the role of the physical therapist in preparing for cesarean/surgical delivery, in reducing the number of this type of delivery, in the treatment of conditions such as urinary incontinence and breastfeeding. It is essential that students can have more prior contact with the subject during graduation, so that a greater number can adhere to the area in their professional lives. Consequently, with a greater number of trained professionals, more women will have the opportunity to enjoy all these benefits and experience the healthiest and most enjoyable gestational period possible. |
Palavras-chave: | Fisioterapia Obstétrica Gestação Trabalho de parto Pós-parto Estudantes |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26535 |
Data do documento: | 5-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Fisioterapia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TDG05072022.pdf | 597,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons