Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26646
Tipo: | TCC |
Título: | Heranças coloniais no atual ensino de música na licenciatura. |
Título(s) alternativo(s): | Colonial legacies in the current teaching of music in the licentiate. |
Autor(es): | Lima, Manuela Azevedo Correia de |
Primeiro Orientador: | Queiroz, Luís Ricardo |
Resumo: | Nos últimos anos, graças a profundas reflexões de estudiosos sobre os processos educacionais desenvolvidos no Brasil, pudemos observar o aumento do número de estudos sobre as influências da colonialidade em modelos educacionais adotados em diversos contextos educacionais, sobretudo no ensino superior em música. Seguindo essa tendência diagnóstica e reflexiva, esta monografia tem como objetivo geral compreender o repertório e as metodologias de ensino-aprendizagem abordadas nos componentes curriculares voltados para o estudo de teorias e regras, estrutura e análise de peças e períodos contemplados na formação ofertada pela Licenciatura em Música da Universidade X. O objetivo geral desdobra-se ainda nos seguintes objetivos específicos: identificar as disciplinas que são voltadas para o estudo de teorias e regras, estrutura e análise de peças e períodos composicionais da história da música; realizar o levantamento do repertório e metodologias de ensino-aprendizagem utilizados nas disciplinas de teorias e regras, estrutura e análise musical ofertadas pelo curso de licenciatura em música da universidade x; analisar possíveis influências da colonialidade na escolha dos repertórios e nas propostas pedagógicas das disciplinas de prática e análise musical. O trabalho foi realizado com base em uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental de fonte primária pautada na análise dos planos de curso de oito disciplinas oferecidas pela licenciatura em música da universidade X, elencadas de acordo com os seguintes critérios: 1. Serem voltadas majoritariamente para o estudo de teorias e regras, estrutura e análise de peças e períodos composicionais da História da Música; 2. Serem compartilhadas entre os cursos de bacharelado e licenciatura em música da universidade X. A partir da análise dos dados coletados, foi possível verificar, em consonância com a literatura da área, a utilização predominante de compositores e saberes europeus nas disciplinas selecionadas, assim como a aplicação majoritária de aulas descritas como “expositivas”. Tais resultados corroboram com análises anteriores sobre as influências da colonialidade nos processos de formação superior em música das universidades brasileiras, explicitando a necessidade de fomentar e executar rupturas decoloniais e ressignificações nos processos e práticas pedagógicas utilizadas, resultando em uma formação mais compatível com a nossa própria pluralidade cultural. |
Abstract: | Based on the profound reflections of scholars on the educational processes developed in Brazil, currently, we have observed a significant growth of studies on the influences of coloniality on educational models adopted in different educational contexts, especially in higher education in music. Following this diagnostic and reflective trend, this monograph has the general objective of understanding the repertoire and the teaching-learning methodologies addressed in the curricular components aimed at the practical study of theories and rules, structure and analysis of pieces and periods contemplated in training offered by the Degree in Music from Universidade X. The general objective further unfolds in the following specific purposes: to identify the courses focused on the study of theories and rules, structure and analysis of pieces and compositional periods of the history of music; to carry out a survey of the repertoire and teaching-learning methodologies used in the disciplines of study of theories and rules, structure and analysis musical of the degree course in music at university x; to analyze possible influences of coloniality in the choice of repertoires and the pedagogical proposals of musical practice and analysis courses. The work was conducted based on qualitative, descriptive, and documentary research from a primary source based on the analysis of the program plans of eight courses offered by the degree in music at the university X. The criteria for selecting the analyzed courses were: 1. focusing primarily on the study of theories and rules, structure and analysis of pieces and compositional periods in music history; 2. being shared between the Bachelor's and Licentiate's programs in music at University X. Based on the analysis of the data collected, it was possible to verify, in line with the literature in the area, the predominant use of European composers and knowledge in the selected disciplines, as well as the majority application of classes described as "expository". Such results corroborate previous analyses on the influences of coloniality in the processes of higher music education in Brazilian universities. It highlights the need to promote and implement decolonial ruptures and re-significations in the processes and pedagogical practices, making education more compatible with our cultural plurality. |
Palavras-chave: | Educação musical. Música - Ensino superior. Colonialidade - Música. Música - Formação - Brasil. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Musical |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26646 |
Data do documento: | 22-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MACL23012023.pdf | 4,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons