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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2665
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Rafaella Araújo-
dc.date.accessioned2017-10-26T12:45:55Z-
dc.date.available2017-07-21-
dc.date.available2017-10-26T12:45:55Z-
dc.date.issued2017-06-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2665-
dc.description.abstractEl presente estudio tiene por objetivo reflexionar sobre el papel del texto literario en el desarrollo de la competencia intercultural en las clases de Español como Lengua Extranjera (ELE). Para ejemplificar nuestros estudios, se elaboró una propuesta didáctica, basada en un texto literário, para un grupo de enseñanza secundaria y fue aplicada en una Escuela Cidadã Integral del Estado de Paraíba, ubicada en Sapé. La actividad contempla el desarrollo de las cuatro habilidades comunicativas y tiene como objetivo central reflexionar sobre las culturas de los países mencionados en el minicuento (México y EUA) y la cultura del país de origen de los alumnos. Para direccionar nuestro trabajo, tuvimos el aporte teórico de autores como Mendoza Fillola, Noelia Ibarra y Joseph Ballester que defienden el trabajo con materiales literarios para el desarrollo de la competencia intercultural en el aula de lengua extranjera. A partir de la experiencia presentamos nuestras impresiones y algunas discusiones sobre el trabajo con ese material, que vemos como un recurso eficaz para que los alumnos perciban el idioma a partir de una perspectiva intercultural. Como argumenta Laraia (2001), é fundamental para o homem entender as diferenças entre povos de culturas diferentes para atenuar o choque entre as gerações e evitar comportamentos preconceituosos. Creemos que es imprescindible desarrollar una sensibilidad hacia el “otro”, y que el profesor de ELE puede llevar el alumno a reflexionar sobre eso con el fin de promover actitudes más empáticas hacia la lengua-cultura metas.pt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCompetência interculturalpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleLiteratura e competência intercultural no ensino de Espanhol como língua estrangeirapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Maria Luiza Teixeira-
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo refletir sobre o papel do texto literário no desenvolvimento da competência intercultural nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). No intuito de ilustrar nossos estudos, foi elaborada uma proposta didática, baseada em um texto literário, para uma turma de ensino médio e aplicada em uma Escola Cidadã Integral do estado da Paraíba, localizada em Sapé. A atividade contempla o desenvolvimento das quatro habilidades comunicativas e tem como objetivo central a reflexão sobre as culturas dos países mencionados no miniconto (México e EUA) e a cultura do país de origem dos alunos. Com o propósito de nortear nosso trabalho, tivemos como apoio teórico os argumentos de autores como Mendoza Fillola (2008), Noelia Ibarra e Joseph Ballester (2016), que defendem o trabalho com materiais literários objetivando o desenvolvimento da competência intercultural nas aulas de língua estrangeira. A partir da experiência, apresentamos nossas impressões e algumas discussões sobre o trabalho com esse material, que acreditamos ser um recurso eficaz para provocar nos alunos a percepção do idioma a partir de uma perspectiva intercultural. Como argumenta Laraia (2001, p.52), “é fundamental para o homem entender as diferenças entre povos de culturas diferentes para atenuar o choque entre as gerações e evitar comportamentos preconceituosos”. Acreditamos que é imprescindível desenvolver uma sensibilidade maior e relação ao “outro” e que o professor de ELE pode levar o aluno a refletir sobre isso, a fim de promover atitudes mais empáticas para com a língua-cultura metas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

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