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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26667
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Pessoa, Kalinne Martins | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-10T11:53:16Z | - |
dc.date.available | 2023-03-28 | - |
dc.date.available | 2023-04-10T11:53:16Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26667 | - |
dc.description.abstract | In March 2020, the World Health Organization (WHO) decreed that the world was experiencing a pandemic caused by the new coronavirus. Thus, all over the world, public and private educational institutions paralyzed their activities in an attempt to contain the transmission of the virus. As a prophylactic measure, social distancing was adopted. With this, the need to review the teaching and learning methods and to search for viable strategies for the educational process became a task of paramount importance, because all education networks had to adopt new training practices, such as the Emergency Remote Learning (ERE), approved by the Ministry of Education (MEC), as a way to replace classroom lessons by digitally mediated classes, in order to reduce the educational damage of school closure. The present work deals with the impacts of the use of these technologies in the literacy and literacy process of a 1st grade class in a public school in the city of João Pessoa during the year 2020. We seek to think about how the pandemic caused profound impacts in relation to the practice of literacy and literacy to the students, with lasting effects on their education. The research methodology was based on a systematic literature review and on a case study, based on the internship experience at the school. The results obtained showed that the pandemic caused by the new coronavirus had a strong impact on the students' formative itinerary and on teacher training. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-04-10T11:53:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KMP28032023.pdf: 703246 bytes, checksum: 6451d4f1e80d3dc26d1e408a620a2a1d (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.title | O impacto da pandemia nas práticas de alfabetização e letramento do primeiro ano do ensino fundamental: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Reis, Diego dos Santos | - |
dc.description.resumo | Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou que o mundo vivenciava uma pandemia causada pelo novo coronavírus. Desse modo, em todo o mundo as instituições de ensino públicas e privadas paralisaram suas atividades na tentativa de conter a transmissão do vírus. Como medida profilática adotou-se o distanciamento social. Com isso, a necessidade de rever os métodos de ensino e aprendizagem e de buscar estratégias viáveis ao processo educativo tornou-se uma tarefa de suma importância, pois todas as redes de ensino tiveram que adotar novas práticas formativas, como o Ensino Remoto Emergencial (ERE), aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), como forma de substituir as aulas presenciais por aulas mediadas por tecnologias digitais, com o intuito de diminuir os danos educacionais do fechamento das escolas. O presente trabalho trata dos impactos do uso dessas tecnologias no processo de alfabetização e letramento de uma turma do 1o. ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de João Pessoa durante o ano de 2020. Busca-se pensar de que modo a pandemia ocasionou profundos impactos em relação à prática de alfabetização e letramento aos/às estudantes, com efeitos duradouros na formação. A metodologia da pesquisa baseou-se na revisão de literatura sistemática e em estudo de caso, a partir da experiência de estágio na escola. Os resultados obtidos demonstraram que a pandemia causada pelo novo coronavírus impactou fortemente no itinerário formativo dos/as estudantes e na formação docente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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