Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26671
Tipo: Dissertação
Título: Aspectos da narrativa transmídia como estratégia comunicacional no telejornalismo da TV Correio
Título(s) alternativo(s): Aspectos da narrativa transmídia como estratégia comunicacional no telejornalismo da TV Correio, afiliada da RecordTV na Paraíba
Autor(es): Trindade, Mayara Praxedes Medeiros da
Primeiro Orientador: Becker, Valdecir
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar aspectos da narrativa transmídia (e se esses aspectos existem por terem sido pensados com esse intuito, ainda na etapa da produção) presentes no conteúdo jornalístico da TV Correio, afiliada da RecordTV no estado da Paraíba, caracterizados por informações distribuídas em mídias distintas, indo além do conteúdo transmitido na grade de programação tradicional da emissora. Para tal, foram realizadas revisões de literatura acerca dos processos de transmidiação e das especificidades da narrativa transmídia na televisão contemporânea e no telejornalismo, comparando-as e interligando-as com as estratégias comunicacionais utilizadas pela Correio. Nesta pesquisa, partimos do pressuposto de que a narrativa transmídia representa todas as histórias contadas por meio de múltiplas mídias, despertando o interesse de um público disposto a acompanhar os desdobramentos de uma informação por meio de diferentes plataformas, monitorando o desenrolar de uma história, migrando entre mídias e consumindo, assim, o seu formato favorito. Estão recortados como objetos empíricos de pesquisa, cinco edições de cada um dos principais telejornais exibidos pela emissora, para todo o estado. Portanto, parte do instrumental metodológico contou com o acompanhamento, observação e análise de telejornais, sendo eles o Correio Verdade e o Jornal da Correio, assim como o Instagram, website e Youtube da emissora, apontando as extensões transmídia identificadas no decorrer da etapa observacional. A análise em si foi realizada em torno de dois eixos: a) a análise da narrativa empreendida de forma intencional, de modo a identificar aspectos comunicacionais que podem funcionar como transmídia ou que se assemelham ao objetivo principal do formato, que é o de contar uma só história por meio de mídias diferentes; b) a tentativa inconsciente de migrar públicos entre mídias distintas, sendo a inconsciência uma realidade não caracterizada como narrativa transmídia. Os resultados obtidos indicam que os aspectos de narrativa transmídia identificados no telejornalismo da TV Correio são, em sua maioria, desenvolvidos de forma inconsciente, ou seja, são produzidos com a intenção de migrar conteúdos e públicos entre variadas plataformas mas, em sua totalidade, não estimulam esses públicos em todas as etapas, característica essencial para que uma narrativa seja identificada como transmídia. Isso se deve ao fato de que os produtores de conteúdo midiático que fazem parte do corpus desta análise encontram, no decorrer do desenvolvimento das informações a serem distribuídas, limitações operacionais que os impedem de conhecer a fundo o público-alvo do próprio produto. Logo, a organização narrativa não se complementa, uma vez que não há participação ativa do público em todas as camadas que compõem uma narrativa transmídia, dentro do conceito aqui trabalhado.
Abstract: This dissertation aims to analyze aspects of transmedia narrative (and if these aspects exist because they were designed for this purpose, still in the production stage) present in the journalistic content of TV Correio, an affiliate of RecordTV in the state of Paraíba, characterized by distributed information in different media, going beyond the content broadcast on the station's traditional programming grid. To this end, literature reviews were carried out on the processes of transmediation and the specificities of transmedia narrative in contemporary television and television journalism, comparing and linking them with the communication strategies used by Correio. In this research, we assume that the transmedia narrative represents all the stories told through multiple media, arousing the interest of an audience willing to follow the unfolding of information through different platforms, monitoring the unfolding of a story, migrating between media and thus consuming your favorite format. As empirical objects of research, six editions of each of the main television news programs shown by the broadcaster, for the entire state, are cut out. Therefore, part of the methodological instruments included the monitoring, observation and analysis of television news, namely Correio Manhã, Correio Verdade, Cidade Alerta Paraíba and Jornal da Correio, as well as the station's Instagram, website and Youtube, pointing out the transmedia extensions identified during the observational stage. The analysis itself was carried out around two axes: a) the analysis of the narrative undertaken intentionally, in order to identify communicational aspects that can function as transmedia or that resemble the main objective of the format, which is to tell a only history through different media; b) the unconscious attempt to migrate audiences between different media, with unconsciousness being a reality not characterized as a transmedia narrative. The results obtained indicate that the aspects of transmedia narrative identified in TV Correio's telejournalism are, for the most part, developed unconsciously, that is, they are produced with the intention of migrating content and audiences between different platforms but, in their entirety, not “guide” this audience at all stages, an essential characteristic for a narrative to be identified as transmedia. This is due to the fact that the producers of media content that are part of the corpus of this analysis find, during the development of the information to be distributed, operational limitations that prevent them from knowing in depth the target audience of the product itself. Therefore, the narrative organization does not complement each other, since there is no active participation of the public in all the layers that make up a transmedia narrative, within the concept worked here.
Palavras-chave: Jornalismo - Televisão
Narrativa transmídia
Convergência midiática
Telejornalismo
Jornalismo transmídia
Journalism - Television
Transmedia narrative
Media convergence
Telejournalism
Journalism transmedia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26671
Data do documento: 28-Abr-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MayaraPraxedesMedeirosDaTrindade_Dissert.pdf17,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons