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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26684
Tipo: | Dissertação |
Título: | A relação entre a memória de trabalho e a aposição de orações relativas no português brasileiro sob a perspectiva da psicolinguística experimental |
Autor(es): | Leite, Auricélia Moreira |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Rosana Costa de |
Resumo: | Nesta pesquisa, buscamos investigar se a capacidade de memória de trabalho - um componente cognitivo relacionado ao armazenamento de informações temporárias - exerce alguma influência no processamento de orações relativas associadas a sintagmas complexos (N1+Prep da+N2). Para isso, embasamos nossa pesquisa na Hipótese de Construal (FRAZIER & CLIFTON, 1996) - para a qual o processamento de estruturas secundárias considera outros fatores além das informações sintáticas -, e na relação estabelecida entre o modelo multicomponente de memória de trabalho e a linguagem (GATHERCOLE & BADDELEY, 1993). A principal hipótese era que spans de memória de trabalho mais elevados poderiam facilitar o processo de aposição de orações relativas, representado pela diminuição nos tempos de leitura das sentenças e de resposta às perguntas-controle em um experimento de leitura automonitorada. A análise estatística da interação entre o span de memória e dos padrões de leitura revelou que, de forma geral, quanto maior é o nível de capacidade memória de trabalho, menores são os tempos de leitura dos segmentos críticos e de resposta às perguntas-controle, sugerindo uma facilitação no processamento on-line e off-line. |
Abstract: | In this research, we sought to investigate whether working memory capacity - a cognitive component related to the storage of temporary information - exerts any influence on the processing of relative clauses associated with complex phrases (N1+Prep da+N2). For this, we based our research on the Constructal Hypothesis (FRAZIER & CLIFTON, 1996) - for which the processing of secondary structures considers factors other than structural information -, and on the relationship established between the multicomponent working memory model and language (GATHERCOLE & BADDELEY, 1993). The main hypothesis was that larger working memory extensions could facilitate the relative clause apposition process, represented by decreased sentence reading and response times for control questions in a self-monitored reading experiment. Statistical analysis of the interaction between memory time and reading patterns revealed that, in general, the higher the level of working memory capacity, the shorter the times for reading critical segments and answering control questions, suggesting a facilitation in online and offline processing. |
Palavras-chave: | Oração relativa - Linguística Memória de trabalho - Processamento Informações temporárias - Armazenamento Relative clause - Linguistics Working memory - Processing Temporary Information - Storage |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26684 |
Data do documento: | 28-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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