Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26691
Tipo: Dissertação
Título: Experiência no ensino remoto de sequência didática na abordagem do tema sustentabilidade ambiental para alunos da terceira série do ensino médio de uma escola pública
Autor(es): Albuquerque, Márcio Valério Lins de
Primeiro Orientador: Castro, Carla Soraia Soares de
Resumo: O tema Sustentabilidade Ambiental tem sido abordado no conteúdo de ecologia dos livros didáticos de forma superficial, não sendo contextualizado pelos professores de biologia. Nesse sentido, desenvolvemos uma Sequência Didática (SD) para abordar a Sustentabilidade Ambiental e estimular o engajamento dos discentes na busca de soluções para os problemas ambientais locais, promovendo o caráter investigativo na construção do conhecimento. A pesquisa foi realizada com alunos das turmas da 3ª série do ensino médio da escola Deputado Antônio Cabral, localizada no bairro de Valentina Figueiredo, em João Pessoa, Paraíba. A Sustentabilidade Ambiental foi abordada por uma SD contendo quatro etapas (três etapas remotas e uma etapa híbrida). Na primeira etapa, foi utilizada uma ferramenta on-line (Padlet) para averiguar as percepções dos alunos em relação à Sustentabilidade Ambiental. Na segunda etapa, foi realizado um estudo dirigido com foco no livro didático. Já na terceira etapa, os alunos foram instigados a pesquisar o tema em outras fontes (artigos e sites). Na quarta etapa, os alunos foram questionados sobre Sustentabilidade Ambiental na escola, realizaram observações in loco e uma exposição à comunidade escolar. Os resultados mostraram que, no início da SD, 67,9% de palavras e frases referentes às percepções dos alunos apresentaram relação e contextualização com a Sustentabilidade Ambiental e 32,1% estavam distantes do tema e/ou não estavam contextualizadas. Nas observações in loco, na escola, os alunos identificaram situações e sugeriram ações a serem adotadas visando a Sustentabilidade Ambiental. Os alunos apresentaram para comunidade escolar (alunos de outras turmas e professores) suas pesquisas, observações, reflexões e sugestões de ações a serem adotadas, tais como reciclagem, implantação de horta, redução do desperdício de energia e campanhas de sensibilização. Ao final da SD, 72,7% de palavras e frases apresentaram relação e contextualização com a Sustentabilidade Ambiental e apenas 27,3% estavam distantes do tema ou não estavam contextualizadas. Os resultados demonstraram que o aprendizado baseado em pesquisas estimulou a comunicação, a argumentação e a resolução de problemas pelos alunos. Foi produzido um manual de práticas sustentáveis contendo atividades interativas como instrumento de apoio para o desenvolvimento de Sequências Didáticas, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The theme Environmental Sustainability has been addressed in textbooks, in ecology content, in a superficial way, not being the theme contextualized by biology teachers. In this context, we developed a Didactic Sequence (DS) to address Environmental Sustainability, encouraging the engagement of students in the search for solutions to local environmental problems, promoting an investigative character in the construction of knowledge. The research was carried out with students from the 3rd grade of high school classes at the Deputado Antônio Cabral School, located in the neighborhood of Valentina Figueiredo, in João Pessoa, Paraíba. An DS containing four stages (three remote stages and a hybrid stage) addressed environmental Sustainability. In the first stage, an online tool (Padlet) was used to investigate students' perceptions of Environmental Sustainability. In the second stage, a directed study was carried out with a focus on the textbook. In the third stage, students researched other sources (articles and websites). In the fourth stage, the students were asked about environmental sustainability at the school, carried out in loco observations and exposed them to the school community. The results showed that at the beginning of the DS 67.9% of words, phrases, referring to the students‟ perceptions, were related and contextualized with Environmental Sustainability, and 32.1% were distant from the theme and/or were not contextualized. In the in loco observations at the school, the students identified situations and suggested actions to be adopted aiming at environmental sustainability. The students presented to the school community (students from other classes and teachers) their research, observations, reflections and suggestions for actions to be adopted such as recycling, planting a vegetable garden, reducing energy waste and awareness campaigns. At the end of the DS, 72.7% of words and phrases were related and contextualized with Environmental Sustainability and only 27.3% were distant from the theme or were not contextualized. The results showed that research-based learning stimulated communication, argumentation and problem solving in students. A manual of sustainable practices was produced, containing interactive activities, as an instrument to support the development of Didactic Sequences, helping in the teaching-learning process.
Palavras-chave: Sustentabilidade ambiental - Ensino
Metodologias ativas
Educação para sustentabilidade
Ensino por investigação
Environmental sustainability - Teaching
Active methodologies
Education for Sustainability
Teaching by investigation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Biologia Molecular
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26691
Data do documento: 30-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MárcioValérioLinsDeAlbuquerque_Dissert.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons