Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2675
metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação psicopedagógica em pacientes com paralisia cerebral: contribuições à prática
metadata.dc.creator: Rodrigues, Edjailma Ponciano
metadata.dc.contributor.advisor1: Pires, Thereza Sophia Jácome
metadata.dc.contributor.referee1: Assis, Geovaní Soares de
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa apresentada teve como objetivo geral investigar a relação entre lesão cerebral e dificuldades de aprendizagem de pacientes com paralisia cerebral (PC). Trata-se de uma pesquisa de campo que contou com a participação de 5 psicopedagogos que já realizaram ou estavam realizando uma avaliação psicopedagógica em pacientes com PC. Para realização desse estudo foi utilizado como instrumento um questionário contendo sete perguntas que permite ao participante a oportunidade de descrever como é feita a sua avaliação em pacientes que tem PC. Foi solicitado a participação das psicopedagogas e enviado o questionário via e-mail. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin, no qual foram elencadas três categorias de análise: avaliação, dificuldade de aprendizagem e contribuição para a elaboração do plano de intervenção. Os resultados indicaram que os psicopedagogos realizam a avaliação psicopedagógica levando em consideração os âmbitos cognitivo, familiar, pedagógico e social, utilizando instrumentos a partir das necessidades de cada paciente, considerando a motricidade, as funções executivas, o cognitivo, a linguagem e comportamento, como as áreas da aprendizagem como as mais comprometidas. Conclui-se que para a elaboração de um plano de intervenção é necessária a avaliação psicopedagógica na qual dar um direcionamento para a intervenção das dificuldades apresentadas, realizando diferentes tipos de atividades e jogos, adaptando ao paciente visando contribuir o desempenho de cada um.
Abstract: The present study aimed to investigate the relationship between brain damage and learning disabilities of patients with cerebral palsy (CP). It is a field of research that included the participation of five psychologists who have conducted or were conducting a psychoeducational evaluation in patients with CP. To conduct this study was used as instrument a questionnaire containing seven questions that allows the participant the opportunity to describe their evaluation is done in patients who have CP. It was requested the participation of educational psychologists and sent the questionnaire via email. Data were analyzed through Bardin content analysis, which were listed three categories of analysis: evaluation, learning difficulties and contribution to the development of the intervention plan. The results indicated that psychologists perform psychoeducational assessment taking into account the cognitive, family, educational and social, using instruments from the needs of each patient, considering the motor skills, executive functions, cognitive, language and behavior, as areas of learning as the most committed. Finally, it is concluded that for the preparation of an action plan evaluation psychopedagogic is needed in which to give guidance to the intervention of the difficulties presented by performing different types of activities and games, adapting to the patient to improve the performance of each.
Keywords: Avaliação psicopedagógica
Paralisia cerebral
Dificuldades de aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2675
Issue Date: 4-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EPR30102017.pdf849,8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.