Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26786
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Amanda Gonçalves de-
dc.date.accessioned2023-04-25T13:14:39Z-
dc.date.available2022-02-11-
dc.date.available2023-04-25T13:14:39Z-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26786-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2023-04-25T13:14:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AmandaGonçalvesDeCarvalho_Dissert.pdf: 597342 bytes, checksum: c4198527df10455d22464a3d0b03838d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-25T13:14:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AmandaGonçalvesDeCarvalho_Dissert.pdf: 597342 bytes, checksum: c4198527df10455d22464a3d0b03838d (MD5) Previous issue date: 2019-02-22en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramento matemáticopt_BR
dc.subjectConcepção docentept_BR
dc.subjectLeitura e escrita matemáticapt_BR
dc.titleLetramento matemático: concepção docente e contribuições a prática pedagógicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rêgo, Rogéria Gaudência do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3882610066313180pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6669626600884285pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como foco as concepções docentes acerca do conceito de letramento matemático, com cinco professoras do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Neste sentido, busca-se investigar: Quais são as concepções docentes sobre letramento matemático e suas contribuições? Este trabalho está inserido no âmbito do programa de pós- graduação em Educação/PPGE-UFPB. A pesquisa busca analisar, num trabalho colaborativo com as professoras, as concepções e conceitos adjacentes como a leitura nas aulas de matemática e o uso de textos em aulas de matemática. A investigação foi realizada em uma escola, que faz parte da Rede Municipal de Ensino Básico da cidade de Recife, Estado de Pernambuco. O material de análise foi construído a partir de registros audiográficos e o diário de campo da pesquisadora. A análise foi realizada considerando-se as três categorias seguintes: (1) Concepção sobre letramento matemático; (2) Uso de textos em aulas de matemática e (3) Leitura em aulas de matemática. Concluímos que grande parte das professoras entrevistadas tem boa base teórica e subsídios acerca do objeto de estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AmandaGonçalvesDeCarvalho_Dissert.pdf583,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons