Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26786
Tipo: Dissertação
Título: Letramento matemático: concepção docente e contribuições a prática pedagógica
Autor(es): Carvalho, Amanda Gonçalves de
Primeiro Orientador: Rêgo, Rogéria Gaudência do
Resumo: Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como foco as concepções docentes acerca do conceito de letramento matemático, com cinco professoras do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Neste sentido, busca-se investigar: Quais são as concepções docentes sobre letramento matemático e suas contribuições? Este trabalho está inserido no âmbito do programa de pós- graduação em Educação/PPGE-UFPB. A pesquisa busca analisar, num trabalho colaborativo com as professoras, as concepções e conceitos adjacentes como a leitura nas aulas de matemática e o uso de textos em aulas de matemática. A investigação foi realizada em uma escola, que faz parte da Rede Municipal de Ensino Básico da cidade de Recife, Estado de Pernambuco. O material de análise foi construído a partir de registros audiográficos e o diário de campo da pesquisadora. A análise foi realizada considerando-se as três categorias seguintes: (1) Concepção sobre letramento matemático; (2) Uso de textos em aulas de matemática e (3) Leitura em aulas de matemática. Concluímos que grande parte das professoras entrevistadas tem boa base teórica e subsídios acerca do objeto de estudo.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Letramento matemático
Concepção docente
Leitura e escrita matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso embargado
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26786
Data do documento: 22-Fev-2019
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AmandaGonçalvesDeCarvalho_Dissert.pdf583,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons