Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26809
Tipo: Dissertação
Título: “#Vazajato”: os indicadores de transparência editorial nas reportagens da série jornalística do The Intercept Brasil
Autor(es): Melo, Clébio Pereira de
Primeiro Orientador: Moura, Sandra Regina
Resumo: Esta pesquisa investiga como a transparência tem sido aplicada ao jornalismo e como a agência de notícias na internet The Intercept Brasil (TIB) fez uso dela na série de reportagens “#VazaJato”, que revelou ao Brasil transgressões de integrantes do Ministério Público Federal (MPF) e de um juiz durante as investigações de esquemas de corrupção na maior empresa pública brasileira, envolvendo figuras públicas de destaque na política nacional (Operação e Força-tarefa Lava Jato). Para esses objetivos, discutimos algumas das crises pelas quais passa o jornalismo nessas primeiras décadas do século XXI e o conceito de transparência em diversos âmbitos da vida social, incluindo quando seu uso é negativo. Como método, foi aplicada a análise de conteúdo (BARDIN, 1979) para elencar, a partir do conceito proposto por Christofoletti e Becker (2020), quais os indicadores de transparência podem ser identificados na série do TIB. O corpus deste estudo é composto por 29 textos predominantemente informativos que foram produzidos e publicados originalmente pelo The Intercept Brasil. Identificamos que o veículo usou recursos relacionados à transparência, sobretudo, para contrapor acusações de manipulação de conteúdo e contextos. O TIB dividiu o método empregado em apurações e os princípios norteadores entre reportagens e editoriais, principalmente.
Abstract: This research investigates how transparency has been applied to journalism and how the internet news agency The Intercept Brasil (TIB) made use of it in the series of reports “#VazaJato”, which revealed to Brazil the transgressions of members of the Federal Public Ministry and a judge during investigations of corruption schemes in the largest Brazilian public company, involving prominent public figures in national politics (Operation and CarWash Task Force). For these purposes, we discuss some of the crises that journalism is going through in these first decades of the 21st century and the concept of transparency in different areas of social life, including when its use is negative. As a method, content analysis (BARDIN, 1979) was applied to list, based on the concept proposed by Christofoletti and Becker (2020), which transparency indicators can be identified in the TIB series. The corpus of this study consists of 29 predominantly informative texts that were originally produced and published by The Intercept Brasil. We identified that the site used resources related to transparency, above all, to counter accusations of manipulation of content and contexts. TIB divided the method used in investigations and the guiding principles between reports and editorials, mainly.
Palavras-chave: Jornalismo
Transparência
Vaza jato
Lava jato
The Intercept Brasil
Journalism
Transparency
Car wash
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Jornalismo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26809
Data do documento: 18-Ago-2022
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ClébioPereiraDeMelo_Dissert.pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons