Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26811
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação de cursos de graduação com base no Sinaes: um estudo das dissertações e teses |
Autor(es): | Teixeira, Angelica Cavalcanti |
Primeiro Orientador: | Geglio, Paulo Cesar |
Resumo: | Essa dissertação tem como foco de análise as produções realizadas em programas de pós- graduação nos anos de 2005 a 2021, acerca das avaliações de cursos de Educação superior tendo como base seu enquadramento no Sinaes. O objetivo é examinar o que tem sido produzido a esse respeito, ou seja, quais são as preocupações e os enfoques de investigação dos autores. Para cumprir esse propósito, mapeamos na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertação (BDTD) a produção cientifica em relação a avaliação de curso, quantificando-a no recorte temporal estabelecido. As análises têm como parâmetro o conteúdo das dissertações e teses no que se refere as orientações do Sinaes na avaliação de curso e foi feita a partir de categorização emergente dos trabalhos, tais categorias servirão de guia para nossa interpretação e discussão dos dados. O exame das produções está baseado na análise de conteúdo, cujo objetivo é fazer a classificação e categorização alocando as características das produções a elementos-chave, para que possam ser comparadas a outros elementos constituintes do objeto de investigação. A pesquisa se caracteriza como Estado da arte ou Estado do conhecimento pois tem o foco de mapear e discutir produções acadêmicas em diferentes campos do conhecimento. Em relação a amostra da pesquisa a abordagem qualitativa esteve mais presente, quanto ao tipo de pesquisa a exploratória foi a mais evidente e quanto aos meios de pesquisa a documental esteve presente em grande parte. Com base na análise dos dados obtidos concluímos que a maioria das produções critica o Sinaes apontando as fragilidades, presentes nos instrumentos, nas dimensões e indicadores, principalmente em relação a educação à distância. Referenciam o Sinaes como avaliação apenas regulatória, mas há dados que remetem uma visão positiva em relação a regulação. Diante da análise dos dados do estudo podemos ainda concluir que a maioria dos autores relatam que é necessário ter uma avaliação do ensino superior em relação tanto aos cursos presenciais quanto aos cursos à distância, mas que o Sinaes precisa de ajustes nos seus métodos e processos de avaliação. A avaliação é necessária principalmente para que possamos garantir a qualidade do ensino superior. |
Abstract: | This dissertation focuses on the analysis of productions carried out in graduate programs in the years 2005 to 2021, about the evaluations of higher education courses based on their framework in Sinaes. The objective is to examine what has been produced in this regard, that is, what are the authors' concerns and research approaches. To fulfill this purpose, we mapped the scientific production in relation to course evaluation in the database of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertation (BDTD), quantifying it in the established time frame. The analysis has as a parameter the content of dissertations and theses with regard to Sinaes guidelines in course evaluation and was made from the emerging categorization of the works, such categories will serve as a guide for our interpretation and discussion of the data. The examination of productions is based on content analysis, whose objective is to classify and categorize allocating the characteristics of the productions to key elements, so that they can be compared to other constituent elements of the object of investigation. The research is characterized as State of the art or State of knowledge as it focuses on mapping and discussing academic productions in different fields of knowledge. Regarding the research sample, the qualitative approach was more present, as for the type of research, the exploratory was the most evident and as for the means of research, the documentary was present in large part. Based on the analysis of the data obtained, we concluded that most productions criticize Sinaes, pointing out the weaknesses present in the instruments, dimensions and indicators, especially in relation to distance education. They refer to Sinaes as just a regulatory assessment, but there are data that point to a positive view of regulation. In view of the analysis of the study data, we can still conclude that most authors report that it is necessary to have an evaluation of higher education in relation to both classroom and distance courses, but that Sinaes needs adjustments in its methods and processes of evaluation. Assessment is necessary primarily so that we can guarantee the quality of higher education. |
Palavras-chave: | Educação superior Avaliação de cursos - Graduação SINAES Dissertações - Teses Course evaluation Dissertations and theses |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26811 |
Data do documento: | 31-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AngelicaCavalcantiTeixeira_Dissert.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons