Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26827
Tipo: | Dissertação |
Título: | Práticas de gestão na educação superior: um olhar sobre a retenção e a evasão nas licenciaturas do centro de ciências humanas, sociais e agrárias da Universidade Federal da Paraíba |
Autor(es): | Santos, Natinelle de Meneses Pinheiro |
Primeiro Orientador: | Castelo Branco, Uyguaciara Velôso |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado teve, como objetivos principais, analisar as principais práticas de gestão que contribuem ou podem contribuir para o monitoramento da retenção/evasão dos estudantes dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e de Licenciatura em Ciências Agrárias e propor sugestões de boas práticas que possibilitem monitorar e minimizar esses índices, na modalidade presencial, do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), assim como gerar informações significativas, no âmbito Institucional, que viabilizem a melhoria das funções do Controle Acadêmico e auxiliem na tomada de decisões das equipes gestoras e da comunidade acadêmica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando dados secundários do Censo da Educação Superior e do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. Caracterizou-se como uma pesquisa exploratória, explicativa e descritiva, utilizando-se, como técnica de coleta de dados, estudos documentais, bibliográficos e questionário. Além disso, durante as análises documentais, foi realizada a reconstrução histórica do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, vinculado à Universidade Federal da Paraíba, dando origem ao Campus III na cidade de Bananeiras/PB. em um estudo que descreve sua trajetória, partindo dos cursos Técnicos até os cursos de Graduação. As informações obtidas da coleta de dados foram analisadas, por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016). Para melhor compreensão, a pesquisa foi dividida em introdução, percurso metodológico, fundamentação teórica e análise de dados. Para melhor monitorar da retenção e evasão, foram realizadas ações direcionadas ao acesso à informação, por meio de consultas a relatórios nos sistemas internos, diálogos com a coordenação em reuniões e colegiados. Os resultados gerais apontam alguns elementos importantes, para subsidiar análises e reflexões por parte da gestão acadêmica e administrativa do CCHSA e da UFPB: a consolidação da assistência estudantil, desde o início até a conclusão; o fortalecimento das redes de apoio, para os estudantes vulneráveis e aos ingressantes; e reforço dos vínculos institucionais podem contribuir para o controle, o acompanhamento e o monitoramento da retenção dos estudantes, minimizando a possibilidade de evasão. |
Abstract: | The present master's thesis had, as main objectives, to analyze the main management practices that contribute or can contribute to the monitoring of the retention/dropout of students from the Degree in Pedagogy and Degree in Agricultural Sciences and to propose suggestions of good practices that make it possible to monitor and minimize these indices, in the face-to-face modality, at the Center for Social and Agricultural Human Sciences (CCHSA), at the Federal University of Paraíba (UFPB), as well as to generate significant information, at the Institutional level, that enable the improvement of Control functions Academic and assist in decision-making by management teams and the academic community. For that, an applied research was carried out, with a qualitative and quantitative approach, using secondary data from the Census of Higher Education and the Integrated System of Management of Academic Activities. It was characterized as an exploratory, explanatory and descriptive research, using documental, bibliographical and questionnaire studies as a data collection technique. In addition, during the documentary analyses, the historical reconstruction of the Vidal de Negreiros Agricultural College, linked to the Federal University of Paraíba, was carried out, giving rise to Campus III in the city of Bananeiras/PB. in a study that describes its trajectory, starting from the Technical courses to the Undergraduate courses. The information obtained from the data collection was analyzed using Bardin's (2016) content analysis. For a better understanding, the research was divided into introduction, methodological path, theoretical foundation and data analysis. To better monitor retention and evasion, actions were carried out aimed at accessing information, through queries to reports in internal systems, dialogues with coordination in meetings and collegiate bodies. The general results point to some important elements to support analysis and reflections by the academic and administrative management of the CCHSA and UFPB: the consolidation of student assistance, from the beginning to the conclusion; the strengthening of support networks for vulnerable students and freshmen; and reinforcement of institutional links can contribute to the control, follow-up and monitoring of student retention, minimizing the possibility of evasion. |
Palavras-chave: | Educação Superior Evasão estudante Práticas de Gestão Higher education Student dropout Management practices |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26827 |
Data do documento: | 27-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NatinelleDeMenesesPinheiroSantos_Dissert.pdf | 15,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons