Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2682Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Juliana Dantas Galdino da | - |
| dc.date.accessioned | 2017-10-30T12:13:07Z | - |
| dc.date.available | 2017-10-30T12:13:07Z | - |
| dc.date.issued | 2016-11-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2682 | - |
| dc.description.abstract | Without an abstract in english | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2017-10-30T12:13:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JDGS09022017.pdf: 3283739 bytes, checksum: f5e9865831464e4dd6da570d3c978df1 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-10-30T12:13:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JDGS09022017.pdf: 3283739 bytes, checksum: f5e9865831464e4dd6da570d3c978df1 (MD5) Previous issue date: 2016-11-30 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject | Programa Institucional de Iniciação à docência (PIBID) | pt_BR |
| dc.subject | Deficiência Visual | pt_BR |
| dc.title | Construindo reflexões para a formação docente na perspectiva inclusiva no âmbito do PIBID letras-português | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Melo, Maria de Fátima Benício de | - |
| dc.description.resumo | Neste trabalho, buscamos discutir a maneira como as instâncias de formação inicial docente aqui abordadas (PIBID Letras-Português e Curso de Letras da UFPB) têm atuado na preparação dos futuros professores de Português para a educação inclusiva, ao mesmo tempo em que pretendemos trazer a reflexão em torno da formação docente do professor de língua para a educação inclusiva no âmbito do Subprojeto e investigar quais as possibilidades de atuação efetiva deste Subprojeto em uma perspectiva inclusiva junto a alunos com deficiência visual. Partimos do pressuposto de que a formação docente, nessa perspectiva, é condição fundamental para a efetivação da inclusão, e que a ausência de formação adequada traz prejuízos para alunos e professores. Ao mesmo tempo, compreendemos que o PIBID Letras-Português insere-se nesse contexto, por atuar diretamente na formação inicial de professores de Português. Para alcançar os objetivos propostos, aplicamos questionários a alunos com deficiência visual e professores de Português da escola escolhida, assim como a bolsistas e Coordenadoras do PIBID Letras-Português. Além disso, atuamos durante todo o ano na sala de Atendimento Educacional Especializado da escola. A partir dos dados coletados e da vivência, constatamos que os licenciandos não se sentem preparados para a educação inclusiva e que as Coordenadoras do Subprojeto não receberam formação adequada para prepará-los para essa realidade. Esperamos, com este trabalho, poder fornecer alguns subsídios ao Subprojeto para que possa iniciar suas reflexões e diálogos no âmbito da formação docente para a educação inclusiva. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JDGS09022017.pdf | 3,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
