Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2682
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Juliana Dantas Galdino da-
dc.date.accessioned2017-10-30T12:13:07Z-
dc.date.available2017-10-30T12:13:07Z-
dc.date.issued2016-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2682-
dc.description.abstractWithout an abstract in englishpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2017-10-30T12:13:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JDGS09022017.pdf: 3283739 bytes, checksum: f5e9865831464e4dd6da570d3c978df1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-30T12:13:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JDGS09022017.pdf: 3283739 bytes, checksum: f5e9865831464e4dd6da570d3c978df1 (MD5) Previous issue date: 2016-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Iniciação à docência (PIBID)pt_BR
dc.subjectDeficiência Visualpt_BR
dc.titleConstruindo reflexões para a formação docente na perspectiva inclusiva no âmbito do PIBID letras-portuguêspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Maria de Fátima Benício de-
dc.description.resumoNeste trabalho, buscamos discutir a maneira como as instâncias de formação inicial docente aqui abordadas (PIBID Letras-Português e Curso de Letras da UFPB) têm atuado na preparação dos futuros professores de Português para a educação inclusiva, ao mesmo tempo em que pretendemos trazer a reflexão em torno da formação docente do professor de língua para a educação inclusiva no âmbito do Subprojeto e investigar quais as possibilidades de atuação efetiva deste Subprojeto em uma perspectiva inclusiva junto a alunos com deficiência visual. Partimos do pressuposto de que a formação docente, nessa perspectiva, é condição fundamental para a efetivação da inclusão, e que a ausência de formação adequada traz prejuízos para alunos e professores. Ao mesmo tempo, compreendemos que o PIBID Letras-Português insere-se nesse contexto, por atuar diretamente na formação inicial de professores de Português. Para alcançar os objetivos propostos, aplicamos questionários a alunos com deficiência visual e professores de Português da escola escolhida, assim como a bolsistas e Coordenadoras do PIBID Letras-Português. Além disso, atuamos durante todo o ano na sala de Atendimento Educacional Especializado da escola. A partir dos dados coletados e da vivência, constatamos que os licenciandos não se sentem preparados para a educação inclusiva e que as Coordenadoras do Subprojeto não receberam formação adequada para prepará-los para essa realidade. Esperamos, com este trabalho, poder fornecer alguns subsídios ao Subprojeto para que possa iniciar suas reflexões e diálogos no âmbito da formação docente para a educação inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JDGS09022017.pdf3,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons