Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2682| Tipo: | TCC |
| Título: | Construindo reflexões para a formação docente na perspectiva inclusiva no âmbito do PIBID letras-português |
| Autor(es): | Silva, Juliana Dantas Galdino da |
| Primeiro Orientador: | Melo, Maria de Fátima Benício de |
| Resumo: | Neste trabalho, buscamos discutir a maneira como as instâncias de formação inicial docente aqui abordadas (PIBID Letras-Português e Curso de Letras da UFPB) têm atuado na preparação dos futuros professores de Português para a educação inclusiva, ao mesmo tempo em que pretendemos trazer a reflexão em torno da formação docente do professor de língua para a educação inclusiva no âmbito do Subprojeto e investigar quais as possibilidades de atuação efetiva deste Subprojeto em uma perspectiva inclusiva junto a alunos com deficiência visual. Partimos do pressuposto de que a formação docente, nessa perspectiva, é condição fundamental para a efetivação da inclusão, e que a ausência de formação adequada traz prejuízos para alunos e professores. Ao mesmo tempo, compreendemos que o PIBID Letras-Português insere-se nesse contexto, por atuar diretamente na formação inicial de professores de Português. Para alcançar os objetivos propostos, aplicamos questionários a alunos com deficiência visual e professores de Português da escola escolhida, assim como a bolsistas e Coordenadoras do PIBID Letras-Português. Além disso, atuamos durante todo o ano na sala de Atendimento Educacional Especializado da escola. A partir dos dados coletados e da vivência, constatamos que os licenciandos não se sentem preparados para a educação inclusiva e que as Coordenadoras do Subprojeto não receberam formação adequada para prepará-los para essa realidade. Esperamos, com este trabalho, poder fornecer alguns subsídios ao Subprojeto para que possa iniciar suas reflexões e diálogos no âmbito da formação docente para a educação inclusiva. |
| Abstract: | Without an abstract in english |
| Palavras-chave: | Educação inclusiva Formação docente Programa Institucional de Iniciação à docência (PIBID) Deficiência Visual |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2682 |
| Data do documento: | 30-Nov-2016 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JDGS09022017.pdf | 3,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
