Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2682
Tipo: TCC
Título: Construindo reflexões para a formação docente na perspectiva inclusiva no âmbito do PIBID letras-português
Autor(es): Silva, Juliana Dantas Galdino da
Primeiro Orientador: Melo, Maria de Fátima Benício de
Resumo: Neste trabalho, buscamos discutir a maneira como as instâncias de formação inicial docente aqui abordadas (PIBID Letras-Português e Curso de Letras da UFPB) têm atuado na preparação dos futuros professores de Português para a educação inclusiva, ao mesmo tempo em que pretendemos trazer a reflexão em torno da formação docente do professor de língua para a educação inclusiva no âmbito do Subprojeto e investigar quais as possibilidades de atuação efetiva deste Subprojeto em uma perspectiva inclusiva junto a alunos com deficiência visual. Partimos do pressuposto de que a formação docente, nessa perspectiva, é condição fundamental para a efetivação da inclusão, e que a ausência de formação adequada traz prejuízos para alunos e professores. Ao mesmo tempo, compreendemos que o PIBID Letras-Português insere-se nesse contexto, por atuar diretamente na formação inicial de professores de Português. Para alcançar os objetivos propostos, aplicamos questionários a alunos com deficiência visual e professores de Português da escola escolhida, assim como a bolsistas e Coordenadoras do PIBID Letras-Português. Além disso, atuamos durante todo o ano na sala de Atendimento Educacional Especializado da escola. A partir dos dados coletados e da vivência, constatamos que os licenciandos não se sentem preparados para a educação inclusiva e que as Coordenadoras do Subprojeto não receberam formação adequada para prepará-los para essa realidade. Esperamos, com este trabalho, poder fornecer alguns subsídios ao Subprojeto para que possa iniciar suas reflexões e diálogos no âmbito da formação docente para a educação inclusiva.
Abstract: Without an abstract in english
Palavras-chave: Educação inclusiva
Formação docente
Programa Institucional de Iniciação à docência (PIBID)
Deficiência Visual
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2682
Data do documento: 30-Nov-2016
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JDGS09022017.pdf3,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons