Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2685
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Gessica Geovanna Lima de-
dc.date.accessioned2017-10-30T12:40:03Z-
dc.date.available2017-10-30-
dc.date.available2017-10-30T12:40:03Z-
dc.date.issued2016-11-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2685-
dc.description.abstractEarly childhood education is important and indispensable to society as has been providing learning conditions aimed at all the overall development of the child. The construction of autonomy becomes essential in the educational practices of children's educational institutions; it is through autonomy that children develop a positive image of themselves, acting independently. Thus, this study aims to know the perception of the CREIS teachers about the importance of building the children's autonomy, which included the participation of six (6) of kindergarten teachers, one (1) public network CREI in the city João Pessoa-PB. Two questionnaires were applied, including questions for sociodemographic data and a structured interview script, in which four specific questions about the subject were constructed based on the selected framework. Therefore, from the applied questionnaires and we came up to results, where all teachers had regular knowledge about the importance of building the children's autonomy. In this situation, the psychopedagogical look becomes substantial throughout the process, from the institution to the formation of the subjectpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-30T12:40:03Z No. of bitstreams: 1 GGLJ30102017.pdf: 398536 bytes, checksum: c2c57e034dbfd5c2cd3518262cc54d41 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-30T12:40:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GGLJ30102017.pdf: 398536 bytes, checksum: c2c57e034dbfd5c2cd3518262cc54d41 (MD5) Previous issue date: 2016-11-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.titleA construção da autonomia infantil na percepção de professores dos CREIS: um olhar psicopedagógicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pires, Thereza Sophia Jácome-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2092859663396563pt_BR
dc.description.resumoA educação infantil é importante e indispensável para a sociedade, uma vez que, vem oferecendo condições de aprendizagem visando todo o desenvolvimento global da criança. A construção da autonomia torna-se imprescindível nas práticas educacionais das instituições de ensino infantil, pois é através dela que a criança desenvolve uma imagem positiva de si, e passa a atuar de forma independente. Com isso, o presente trabalho visa conhecer a percepção dos professores dos CREIs, no que tange a importância da construção da autonomia infantil, onde contou com a participação de 6 (seis) professores do ensino infantil de 1 (um) CREI da rede pública, na cidade de João Pessoa-PB. Foram aplicados dois questionário, constando questões para os dados sociodemograficos e roteiro de entrevista estruturada na qual foram construídas quatro perguntas específicas sobre o tema a partir do referencial selecionado. Portanto, os resultados obtidos através dos questionários respondidos pelos professores dos CREIs, mostraram que os mesmos apresentam conhecimento regular acerca da importância da construção da autonomia infantil. Nesta situação, o olhar psicopedagógico torna-se substancial em todo o processo, desde a instituição até a formação do sujeito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GGLJ30102017.pdf389,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.