Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26873
Tipo: TCC
Título: A FEIRA AGROECOLÓGICA ECOVÁRZEA EM JOÃO PESSOA-PB: o processo interativo entre feirantes e clientes.
Autor(es): KATARINA DANIEL, MARIA
Primeiro Orientador: Ferreira Gonçalves, Alícia
Resumo: A presente pesquisa intitulada A Feira Agroecológica EcoVárzea em João Pessoa-PB: o processo interativo entre feirantes e clientes, está situada no campo da Antropologia. O estudo foi realizado em João Pessoa, no estado da Paraíba, no Centro de Vivência da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde acontece semanalmente a Feira Agroecológica denominada EcoVárzea contemplando como os sujeitos de estudo desta pesquisa, os feirantes e os clientes. O principal objetivo foi identificar o perfil tanto das feirantes como dos clientes para compreender o processo de interação social. Buscou-se ainda, analisar a construção dos laços sociais entre os sujeitos da pesquisa, bem como, compreender a capacidade de sociabilidade no ambiente da feira. Para realizar este trabalho, foi utilizada a abordagem de base etnográfica de natureza qualitativa, quantitativa e descritiva. A coleta de dados foi realizada através de fontes bibliográficas, observações, pesquisa de campo e entrevista semiestruturada com aplicação de questionários, contendo perguntas objetivas e subjetivas, com objetivo de traçar o perfil dos sujeitos. A amostra considerou-se nove feirantes e dez clientes. Todas as entrevistas aconteceram no local da feira em dias alternados. O critério de seleção para elaboração dos questionários foi levado em consideração a partir da categoria sexo dos sujeitos. A problemática da pesquisa surgiu a partir de observações no campo e referencial teórico sobre agricultura familiar e feira. Assim, foi levantada a hipótese a respeito de qual(ais) a(s) interação(ões) entre feirantes e clientes na Feira Ecovárzea- João Pessoa-PB. Compreendemos que existe de fato um processo profundo de interação na feira, para além dos valores econômicos, indo em direção à interação harmoniosa estabelecida por laços de confiança entre feirantes e clientes.
Abstract: This research entitled EcoVárzea Agroecological farmers ' market in João Pessoa-Paraíba, Brazil: the interactive process between traders and customers, is an anthropological work. The study was carried out in João Pessoa, in the state of Paraíba, at the Centro de Vivencia of the Federal University of Paraíba (UFPB), where the Agroecological farmers ' market named EcoVárzea takes place weekly. The study subjects of this research are the farmers and the customers. The main objective is to identify the profile of them in order to understand the social interaction process. We analyzed the construction of social ties between the research subjects and understood the capacity for sociability in the fair environment. To carry out this work, an ethnographic approach of a qualitative, quantitative and descriptive nature was used. Data collection was carried out through bibliographic sources, observations, field research and semi-structured interviews with the application of questionnaires, containing objective and subjective questions, with the objective of tracing the profile of the subjects. The sample was made by nine marketers and ten customers and, the collaborator/coordinator of the fair. All interviews took place at the farmers’ market site on alternate days. The selection criterion for preparing the questionnaires was taken into account based on the gender category of the subjects. The research problem arose from observations in the field and theoretical framework on family farming and fair. Thus, a hypothesis was raised regarding the interaction(s) between merchants and customers at Feira Ecovárzea- João Pessoa-PB. We understand that there is, in fact, a deep process of interaction at the market, going beyond economic values and moving towards the harmonious interaction established by bonds of trust between farmers and customers.
Palavras-chave: feira
Agroecologia
laços sociais
farmers’ market
Agroecology
social ties
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26873
Data do documento: 5-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MKD 08052023.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.