Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26904
Tipo: | TCC |
Título: | Elaboração de material didático dinâmico inclusivo no ensino de química |
Autor(es): | Lourenço, Nébia Jocasta Araújo |
Primeiro Orientador: | Pesci, Rafaela Bernardo Provazi |
Resumo: | Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma videoaula de eletroquímica com tradução para Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), disponibilizada na plataforma do Youtube, para atender às necessidades de estudantes surdos. Foi realizado um breve levantamento histórico sobre o panorama do ensino de química para surdos, a fim de contextualizar a importância da acessibilidade na educação. A videoaula foi produzida utilizando o software Power Point como ferramenta, e teve a participação de profissional capacitado em LIBRAS. A avaliação do vídeo foi realizada por três grupos distintos, um aluno surdo, dezesseis futuros professores e cinco professores, sendo um de nível médio e cinco de nível superior. Os formulários de avaliação foram divididos em três seções: identificação do avaliador, avaliação da videoaula com tradução em LIBRAS e avaliação da elaboração do material didático no Power Point. As respostas obtidas nos formulários foram analisadas e apresentadas de forma clara e objetiva. Os resultados indicam que os futuros professores reconhecem a importância da produção de materiais inclusivos e acessíveis. Os professores consideram a disponibilidade de materiais com tradução em Libras muito importante para auxiliar a inclusão e participação dos alunos surdos. Eles também afirmam que utilizariam as videoaulas com tradução em Libras em suas aulas, caso tivessem alunos surdos presentes. A resposta positiva do aluno surdo indica que a utilização de videoaulas com tradução em Libras é uma estratégia eficaz para o ensino de Química para alunos surdos. |
Abstract: | This paper presents the development of a video lesson of electrochemistry with translation into Brazilian Sign Language (LIBRAS), available on the Youtube platform, to meet the needs of deaf students. A brief historical survey was carried out on the panorama of the teaching of chemistry to the deaf, in order to contextualize the importance of accessibility in education. The video class was produced using the Power Point software as a tool and had the participation of a professional trained in LIBRAS. The evaluation of the video was performed by three distinct groups, one deaf student, sixteen future teachers and five teachers, one of high school and five of higher education. The evaluation forms were divided into three sections: identification of the evaluator, evaluation of the video lesson with translation in LIBRAS and evaluation of the elaboration of the didactic material in Power Point. The answers obtained in the forms were analyzed and presented in a clear and objective manner. The results indicate that future teachers recognize the importance of producing inclusive and accessible materials. Teachers consider the availability of materials with translation in Libras very important to help the inclusion and participation of deaf students. They also state that they would use video lessons with translation in Libras in their classes, if they had deaf students present. The positive response of the deaf student indicates that the use of video lessons with translation in Libras is an effective strategy for teaching Chemistry to deaf students. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Ensino de química Videoaula - Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26904 |
Data do documento: | 28-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NJAL10052023.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.