Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2691
metadata.dc.type: TCC
Title: Intervenção psicopedagógica nas dificuldades de leitura e escrita: um estudo de caso
metadata.dc.creator: Santos, Maria Regilane dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Sandra Cristina Moraes de
metadata.dc.contributor.referee1: Assis, Geovaní Soares de
metadata.dc.description.resumo: O estudo de caso aqui posposto teve como objetivo analisar as dificuldades de leitura e escrita em uma criança de onze anos de idade, a partir dos resultados propostos em uma intervenção. As dificuldades de leitura e escrita é um problema frequente nas escolas e nas famílias, especialmente em relação ao processo de aprendizagem, portanto é necessário o acompanhamento de um profissional especializado para o diagnóstico e a intervenção, o psicopedagogo é o profissional apto para criar ambientes de aprendizagens e estratégias que venham minimizá-las. Para alcançar nossos objetivos, partimos para realização do diagnóstico, coletar informações e avaliar a dificuldade instalada na criança, para posteriormente promover uma intervenção psicopedagógica, foram realizados alguns procedimentos como: anamnese, entrevista operatória centrada na aprendizagem (EOCA), testes próprios da psicopedagogia, como o teste de competência de leitura de palavras e pseudopalavras (TCLPP); provas de avaliação dos processos de leitura (PROLEC); teste de leitura e escrita, testes projetivos; provas operatórias de Piaget; teste de consciência fonológica e roteiro de observação. Os jogos educativos foram utilizados durante as intervenções, e os resultados da avaliação e das atividades interventivas realizadas foram analisadas qualitativamente. A partir dos resultados obtidos é visto que a criança apresenta dificuldades na leitura e escrita, entretanto as intervenções psicopedagógicas podem ajudá-la a adquirir o progresso desejado. Portanto, conclui-se que a intervenção psicopedagógica é de suma importância na vida do sujeito com dificuldade de leitura e escrita, pois a intervenção busca preservar as habilidades já adquiridas do individuo e desenvolver as que ainda faltam
Abstract: The case study here postponed was to analyze the difficulties in reading and writing in an eleven years old, and from the results proposed in an intervention. Writing and Reading difficulties is a common problem in schools and families, especially in relation to the learning process, so the monitoring of a specialist for diagnosis and intervention, the educational psychologist is the professional able to create necessary environments of learning and strategies that will minimize them. To achieve our goals, we set out to perform diagnostics, collect information and assess the installed difficulty in children, later to promote a pedagogical intervention, some procedures were performed as: medical history, operative interview focused on learning (EOCA) own tests of educational psychology, as the reading proficiency test words and pseudo words (RCT); evaluation tests of reading processes (PROLEC); reading and writing test, projective tests;operational tests of Piaget; phonological awareness test and observation script. The educational games were used during interventions, and evaluation results and interventional activities were analyzed qualitatively. From the results it is seen that the child has difficulties in reading and writing, but the psycho- pedagogical interventions can help you get the desired progress. Therefore, it is concluded that the psychoeducational intervention is of paramount importance in the child's life with difficulty in reading and writing, because the intervention seeks to preserve the already acquired the individual skills and develop those still missing.
Keywords: Psicopedagogia
Intervenção psicopedagógica
Leitura
Escrita
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2691
Issue Date: 7-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MRS28112016.pdf482,56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.