Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26923
Tipo: | TCC |
Título: | Análise do cuidado com a sala de aula a partir de um olhar psicopedagógico |
Autor(es): | Freire, Thacyane Barbosa |
Primeiro Orientador: | Pessoa, Viviany Silva |
Resumo: | A sala de aula se constitui em uma ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que está diretamente relacionada ao bem-estar daqueles que a ocupam. No entanto, o que muitas vezes se observa nas salas de aula é o descaso e desrespeito a este ambiente, evidenciados pela situação de depredação em grande parte dos casos. Assume-se aqui que a forma como o estudante se relaciona com o espaço físico da sala de aula repercute em outras esferas de sua vida. Mesmo sabendo que é papel da escola oferecer um ambiente agradável, limpo, seguro, atrativo para seus usuários, é preciso ter em conta que esses mesmos usuários precisam desenvolver a consciência de que a manutenção daquele espaço de convivência diária precisa ser de responsabilidade dos próprios alunos também. Mas como desenvolver essa conscientização que levará a ações de cuidado com o ambiente escolar? É preciso considerar as características da relação que os usuários deste espaço têm com os elementos ambientais, sejam esses elementos constituintes de um ambiente físico ou natural. Para tanto, o objetivo foi identificar e analisar o conhecimento que os alunos possuem sobre o cuidado com a sala de aula, comparando esses conhecimentos em função do tipo de escola. Participaram 80 alunos, sendo 48 (60%) de uma escola pública e 32 (40%) de uma escola particular da cidade de João Pessoa - PB, 51,3% do sexo feminino e 48,8% do sexo masculino, com idades entre 14 e 18 anos (m= 15,46 anos; dp= 1,01). Os mesmos responderam a um instrumento de livre associação de palavras para a análise das Redes Semânticas Naturais (RSN) e perguntas sociodemográficas. Os resultados da análise das RSN identificou uma rede semântica que representa conhecimentos positivos e úteis sobre os termos: Sala de aula e Cuidado com a sala de aula. Além disso, foram encontradas pequenas diferenças conceituais entre os grupos das escolas públicas e privadas. Mesmo sendo observados que os termos evocados tenham características positivas (aprender, estudar, atenção, limpeza, organização), de forma geral percebeu-se a necessidade de conhecimento mais aprofundados acerca do conhecimento dos alunos sobre a sala de aula e, principalmente, cuidado com a sala de aula. Isso sugere para a psicopedagogia uma frente de atuação voltada para trabalhos de conscientização a respeitos de elementos auxiliares no processo de aprendizagem, a exemplo do cuidado com o ambiente escolar, que também são fundamentais para o desenvolvimento de um cidadão pleno que busca por qualidade de vida. |
Abstract: | School is the environment where the child begins to learn concepts and basic rules about life, it is inside the classroom where the learning process begins. Knowledge is very important for practice. Considering the previous, this study proposes to analyze the option “How the environment impacts man and his behaviors?”; but the focus is on the user, the way he thinks and uses the classroom space, and the implication of this relation on learning. Therefore, the aim was to identify and analyze the students’ knowledge about the classroom and the care with it, compare these knowledge considering the type of school, described intention and actions of environmental care. The sample was composed by participants from public and private schools from the city of João Pessoa (PB), a sample of 80 students, 48.7% were male and 51.3% female, with ages ranging between 14 and 18 years old (m= 15.46 years; sd= 1.018). They answered to the technique Natural Semantic Networks (NSN) and to demographic questions. Results were from an exploratory analysis, which identified a semantic network representing positive and useful knowledge about the terms: classroom and care with the classroom. Results are divided according to the type of school (public and private). Small differences were found between public and private schools according to the knowledge network, but in both contexts it was realized the need for more knowledge about what students know about the classroom and the care with it, but the knowledge that they have is positive (e.g., learn, study, attention, cleanness, organization). This suggests actions to pychopedagogy directed to work on awareness regarding auxiliary elements on the learning process, such as the care with the school environment, which are also fundamental to the development of a complete citizen who seeks life quality. |
Palavras-chave: | Ambiente escolar Sala de aula – cuidados Redes semânticas naturais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26923 |
Data do documento: | 4-Set-2013 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TBF11052023.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons