Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26927
Tipo: TCC
Título: Histórias de crianças vítimas de abuso sexual: uma compreensão à luz da fenomenologia
Autor(es): Oliveira, Eugênia Lúcia Paiva de
Primeiro Orientador: Fonsêca, Patrícia Nunes da
Resumo: O abuso sexual infanto-juvenil é um ato de violência que ocorre quando uma pessoa mais velha se utiliza de uma criança ou adolescente para obter gratificação sexual. É um problema mundial com índices de incidência crescente, especialmente, contra crianças entre zero a nove anos. Dessa forma, este estudo buscou através de uma visão fenomenológica compreender o fenômeno do abuso sexual em sua totalidade, ou seja, o significado que os indivíduos atribuem a sua experiência de vida, principalmente no que se refere ao abuso sexual. Isto posto, o presente estudo teve por objetivo compreender as narrativas dos infanto-juvenis vitimas de abuso sexual à luz da fenomenologia. Participaram do estudo três irmãs vítimas de abuso sexual, com idades de cinco, nove e quinze anos. As participantes residem em uma instituição de acolhimento que fica na cidade de Guarabira, PB. Para coleta de dados foi utilizado uma ficha de registro institucional, uma entrevista com roteiro semiestruturado e um questionário sociodemográfico. Realizou uma análise de conteúdo de Bardin. Os resultados dos registros institucionais mostraram que as participantes foram abusadas pelo padrasto, as meninas eram irmãs por parte de mãe, cada uma delas era filha de pai diferente. Os resultados das entrevistas revelaram que, com relação à família, as representações estão ancoradas nos maus-tratos, no sentimento de tristeza e nas lembranças de pessoas doentes. Quanto à instituição em que estão inseridas, as participantes representaram como um local onde se sentem bem e são felizes. Em relação à escola, as representações foram ancoradas em um tratamento satisfatório e um espaço que propicia mudanças em suas vidas. Com relação aos fatos da vida (presente, passado e futuro), as meninas demonstraram alegria com a nova vida, saudade da família e desejo de regresso ao antigo lar, e tristeza em virtude da violência que sofreram. Quanto ao segredo, as participantes ancoraram as representações no medo, na esperança e na mudança de vida. Conclui-se que o abuso sexual em crianças e adolescentes deixam marcas profundas na vida e que, para ajudá-las a superar essa violência, é fundamental desenvolver estudos com vistas a propor intervenções que ajudem as vítimas a reconstruírem suas memórias e trilharem uma nova história.
Abstract: The sexual abuse of children is an act of violence that occurs when an older person uses a child for sexual gratification. Is a global problem with increasing incidence rates, especially against children between zero to nine years. Thus, this study sought through a phenomenological vision understand the phenomenon of sexual abuse in its entirety, i.e. the meaning that individuals attach to their experience of life, especially with regard to sexual abuse. That said, the present study aimed to understand the narratives of children victims of sexual abuse in light of Phenomenology. Participated in this study three sisters sexual abuse victims, aged five, nine and fifteen years. The participants reside in a host institution located in the city of Guarabira, PB. For data collection was used an institutional record sheet, an interview with semi-structured socio-demographic questionnaire and a roadmap. Conducted a Bardin's content analysis. The results of institutional records showed that the participants were physically abused by his stepfather, the girls were sisters on his mother's side, every one of them was the daughter of different parent. The results of the interviews revealed that, with respect to the family, the representations are anchored in ill-treatment, in the sense of sadness and memories of sick people. As the institution in which they are inserted, the participants represented as a place where they feel good and are happy. About school, representations were anchored in a satisfactory treatment and a space that promotes changes in their lives. With respect to the facts of life (present, past and future), the girls demonstrated joy with new life, Miss family and desire to return to their former home, and sadness because of the violence they suffered. As for the secret, the participants they anchored the representations in fear, hope and life-changing. It is concluded that sexual abuse in children and adolescents leave deep scars in life and that, to help them overcome this violence, it is essential to develop studies aimed at interventions that help the victims rebuild their memories and embarked on a new story.
Palavras-chave: Abuso sexual
Infanto-juvenis
Psicopedagogia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26927
Data do documento: 5-Set-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELPO11052023.pdf827,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons