Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2693
Tipo: | TCC |
Título: | O lúdico como caminho facilitador para a leitura de crianças autistas |
Autor(es): | Silva, Luciana Soares da |
Primeiro Orientador: | Barbosa, Adriana de Andrade Gaião e |
Resumo: | A capacidade desenvolvida no ato de brincar, além de ampliar na criança imaginação, desenvolve também suas emoções, pois esta acaba se evolvendo tanto com a brincadeira, que nem percebe em suas ações, o sentimento de emoção e entusiasmo adquirido durante a brincadeira. Esse sentimento de prazer e interação facilita a aprendizagem em todos os aspectos da criança. O presente estudo tem como objetivo geral pesquisar a praticidade do lúdico no processo de leitura em crianças com Transtorno do Espectro Autistas (TEA). Especificamente, pretende-se: identificar possíveis causas metodológicas que interferiam no processo de leitura; desenvolver métodos práticos através do lúdico para ajudar na construção de uma leitura significativa; trabalhar a praticidade do lúdico no processo de leitura. Para tanto contamos com a participação de uma criança de dez anos de idade, diagnosticada com TEA, de gênero masculino, nascido em João Pessoa-PB, cursando o 3o ano do Ensino Fundamental, estuda em uma escola particular, apresenta dificuldades de leitura e compreensão de texto. Como instrumento da coleta de dados usamos observação, provas de avaliação, entrevista e atividades. Os dados foram analisados de forma qualitativa por meio dos resultados obtidos em cada sessão e por meio dos testes e atividades aplicadas a luz da literatura estudada. Os dados desse estudo demonstraram que o lúdico na educação da criança com TEA é de grande relevância para o sucesso da aprendizagem significativa. Conclui-se que o estudo permitiu na criança o domínio de criar e recriar estratégias de aprendizagem dando assim sentido aos conhecimentos de leitura. |
Abstract: | The ability developed in the act of playing, in addition to expanding the child’s imagination, also develops his/her emotions, because the kid ends up becoming so involved with the game, who does not even notice in his/her actions, the sense of excitement and enthusiasm gained while playing. This feeling of pleasure and interaction facilitates learning in all aspects of the child. This study has the general objective to study playfulness’ practicality in the process of reading in children with Autistic Spectrum Disorder (ASD). Specifically, it intends to: identify possible methodological causes that interfered in the reading process; develop practical methods through playing to help building a significant reading; work on playfulness practicality of the reading process. Therefore we count on the participation of a ten-year-old diagnosed with ASD, male, born in João Pessoa-PB, attending the 3rd year of elementary school, studying in a private school, who has difficulty on reading and understanding texts. As the data collection instrument, we used observation, assessment tests, interviews and activities. The data were analyzed qualitatively by the results obtained in each session and through the tests and activities applied in light of the literature studied. The data from this study demonstrated that playfulness in raising a child with ASD is of great importance on the success of meaningful learning. It was concluded that the study included on the child a domain on creating and recreating learning strategies giving this way meaning to reading skills. |
Palavras-chave: | Autismo Leitura - crianças autista Lúdico - jogos e brincadeiras |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2693 |
Data do documento: | 16-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LSS28112016.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.