Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26937
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Helen Karine da Silva-
dc.date.accessioned2023-05-11T19:24:42Z-
dc.date.available2023-05-11-
dc.date.available2023-05-11T19:24:42Z-
dc.date.issued2013-09-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26937-
dc.description.abstractThis study investigates teachers' perceptions about the contributions of educational psychopedagogy counseling in the educational setting in the search for a quality education for all. The theoretical approach includes the study of the Advisory Psychopedagogical and its grounds. The aim of this study was to examine how teachers see the psycho counseling and their contributions to the occurrence of a higher quality education. The methodological approach of the study was based on the purposes and the means, as to the purposes, research will be descriptive. Descriptive characteristics by exposing the Elementary School of Municipal Public Network, located in João Pessoa/PB; Regarding the means as characterized as a case study qualitative. The subjects were teachers the second phase of elementary school. Regarding the research instruments used interviews, non-participant observation and document analysis. For data analysis we used the technique of content analysis of Bardin (2006). It is concluded that the Advisory Psychopedagogical can contribute significantly to building institutional quality in schools, not only in cases of learning difficulties of students, but especially in the planning and continuing education of educators.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-05-11T19:24:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HKSG11052023.pdf: 1292845 bytes, checksum: 2c051ba55f181bd0145db646f7031308 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-11T19:24:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HKSG11052023.pdf: 1292845 bytes, checksum: 2c051ba55f181bd0145db646f7031308 (MD5) Previous issue date: 2013-09-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectAssessoramentopt_BR
dc.subjectQualidade da educaçãopt_BR
dc.titlePercepções docentes acerca da importância do assessoramento psicopedagógico institucional para uma educação de qualidade: um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Anselmo, Roberto Derivaldo-
dc.description.resumoEsse estudo investiga as percepções docentes acerca das contribuições do assessoramento psicopedagógico no cenário educativo na busca por uma educação de qualidade para todos. A abordagem teórica contempla o estudo do Assessoramento Psicopedagógico e seus fundamentos. O objetivo deste estudo foi o de analisar como os professores veem o assessoramento psicopedagógico e suas contribuições para que ocorra uma educação com mais qualidade. A abordagem metodológica do estudo constitui se quanto aos fins e quanto aos meios; quanto aos fins, a pesquisa será descritiva. Descritiva por expor características da Escola de Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal, situada em João Pessoa/PB; Quanto aos meios caracteriza-se como um estudo de caso de caráter qualitativo. Os sujeitos da pesquisa foram professores (as) da segunda fase do Ensino Fundamental. Quanto aos instrumentos de pesquisa utilizamos entrevistas, observação não participante e análise documental. Para análise dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdos de Bardin (2006). Conclui-se que o Assessoramento Psicopedagógico pode contribuir significativamente para construção de qualidade institucional nas escolas, não somente nos casos de dificuldades de aprendizagem dos escolares, mas principalmente no planejamento e na formação continuada dos educadores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HKSG11052023.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons