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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2695
Tipo: TCC
Título: Análise da memória de trabalho em crianças bilíngues e monolíngues
Autor(es): Damasceno, Kivya Marcionilla Palmeira
Primeiro Orientador: Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita
Resumo: A alfabetização é um marco na vida escolar, dominar leitura, escrita e ampliar as possibilidades de comunicação está incluso na melhora da qualidade de vida. É cada vez mais comum encontrar bilíngues, pessoas hábeis para comunicar-se em dois idiomas em diferentes situações do dia a dia. Estudos trazem evidências que bilíngues apresentam desenvolvimento cognitivo superior aos pares monolíngues. É observável melhores resultados de bilíngues em tarefas de memória de trabalho, função de armazenamento breve para processamento de informações. Objetivou-se analisar a memória de trabalho de 84 alunos com idade entre 6 e 7 anos, de rede privada da cidade de João Pessoa, cursando o 1° ano do ensino fundamental, sendo 43 de escola monolíngue e 41 de escola bilíngue. Dois instrumentos foram usados: Questionário de percepção dos professores sobre a leitura (QPPL) e Digit Span. A coleta foi realizada de forma individual com os participantes em um ambiente livre de interferências. As análises foram realizadas através do programa estatísticos Statistical Program Social Sciences (SPSS) - versão 21. Utilizou-se do teste não paramétrico (Man-Whitney) na análise de amostras independentes do Digit Span, onde foi encontrada diferenças significativas e vantagem dos alunos bilíngue sobre os monolíngues em tarefas de memória de trabalho; e de tabela cruzada (teste qui-quadrado) para o QPPL em que professores dos alunos bilíngues foram exigentes classificando-os como Regular, enquanto os da escola monolíngue foram mais maleáveis, classificando-os como Ótimo. Dispondo de uma amostra reduzida, não é possível fazer inferências e sugere-se estudos futuros mais detalhados.
Abstract: Literacy is a milestone in school life; mastering reading, writing and expanding communication possibilities is included in the quality life improvement. It is more and more common to find bilingual people, a skilled person who communicates in two languages on different everyday situations. Studies show that bilinguals present higher cognitive development than monolingual pairs. It is possible to behold better results with the bilingual ones in working memory tasks, brief storage function for processing information. The objective of this study was to analyze the working memory of 84 students aged 6 to 7 years, from private schools in the city of João Pessoa, attending the first year of elementary school; 43 from monolingual school and 41 from bilingual school. Two instruments were used: Reading Perception Questionnaire (QPPL) and Digit Span. The collection was performed individually with the participants in an environment free from interference. Analysis were made through Statistical Program Social Sciences (SPSS) - version 21. The non-parametric (Man-Whitney) test was used in the analysis of independent samples from Digit Span, where significant differences and advantage of bilingual students were found on monolingual ones on working memory tasks; and a cross-table (chi-square test) for the QPPL in which teachers of bilingual students were more restrict to classify them as Regular, while those of the monolingual school were more malleable, classifying them as Great. With a reduced sample, it is not possible to make inferences, so more detailed studies are suggested for the future.
Palavras-chave: Memória de trabalho
Alfabetização
Ensino bilíngue
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2695
Data do documento: 22-Nov-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

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