Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26972
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPires, Alexia de Souza-
dc.date.accessioned2023-05-19T18:34:13Z-
dc.date.available2023-05-19T18:34:13Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26972-
dc.description.abstractThis research sought to identify the financial practices of auditors from the four largest audit companies in the world and to analyze the influence of academic training on these practices. The methodology applied in a non-probabilistic sample for accessibility of 104 auditors, was through a questionnaire with 24 questions separated into three parts: 1) socioeconomic profile; 2) financial practices; and 3) level of financial education. The socioeconomic profile of the participants shows an age group between 20 and 50 years old, with a predominance of young people between 21 and 30 years old, 60.58% of singles and predominantly female and graduates in Accounting Sciences. As for financial practices, 80 people of the respondents carry out the planning completely, on average 75% of the participants have an emergency reserve, and on the other hand 59.62% have credit card debts, around 60% of the total respondents claimed to have some type of investment. In addition, it was noticed that 79.81% of respondents answered the questionnaire according to what was desired, this percentage corresponds to 83 auditors, demonstrating sufficiency of financial knowledge. In general, it was identified that there is a balance between knowledge and practices carried out. It is concluded that knowledge in financial matters influences financial practices and demonstrates the importance of financial education for the general population.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Katiane Souza (katyane.souza@gmail.com) on 2023-05-19T18:34:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASP19052023.pdf: 610696 bytes, checksum: 197409b5a00f3d79ec72e3528852e1ae (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-19T18:34:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASP19052023.pdf: 610696 bytes, checksum: 197409b5a00f3d79ec72e3528852e1ae (MD5) Previous issue date: 2022-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiências contábeispt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectAuditoria externapt_BR
dc.subjectPráticas financeiraspt_BR
dc.titleEducação financeira: a formação acadêmica influencia no perfil financeiro dos auditores contábeis?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Wenner Glaucio Lopes-
dc.description.resumoEste trabalho buscou identificar as práticas financeiras de auditores das quatro maiores empresas de auditoria do mundo e analisar a influência da formação acadêmica nestas práticas. A metodologia aplicada em uma amostra não probabilística por acessibilidade de 104 auditores, foi por meio de questionário com 24 questões separadas em três partes: 1) perfil socioeconômico; 2) práticas financeiras; e, 3) nível de educação financeira. O perfil socioeconômico dos participantes mostra um público com faixa etária entre 20 e 50 anos, com predominância de jovens entre 21 e 30 anos, 60,58% de solteiros e predominantemente feminino e graduados em Ciências Contábeis. Quanto às práticas financeiras, 80 pessoas dos respondentes realizam o planejamento de forma completa, em média 75% dos participantes possuem uma reserva de emergência, e em contrapartida 59,62% possuem dívidas em cartão de crédito, em torno de 60% dos respondentes afirmaram possuir algum tipo de investimento. Em acréscimo, percebeu-se que 79,81% dos participantes responderam o questionário de acordo com o que foi desejado, esse percentual corresponde a 83 auditores, demonstrando suficiência de conhecimento financeiro. Em geral, identificou-se que há um equilíbrio entre o conhecimento e as práticas realizadas. Conclui-se que o conhecimento em assuntos financeiros influencia nas práticas financeiras e demonstra a importância da educação financeira para a população em geral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASP19052023.pdf596,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons