Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26972
Tipo: TCC
Título: Educação financeira: a formação acadêmica influencia no perfil financeiro dos auditores contábeis?
Autor(es): Pires, Alexia de Souza
Primeiro Orientador: Lucena, Wenner Glaucio Lopes
Resumo: Este trabalho buscou identificar as práticas financeiras de auditores das quatro maiores empresas de auditoria do mundo e analisar a influência da formação acadêmica nestas práticas. A metodologia aplicada em uma amostra não probabilística por acessibilidade de 104 auditores, foi por meio de questionário com 24 questões separadas em três partes: 1) perfil socioeconômico; 2) práticas financeiras; e, 3) nível de educação financeira. O perfil socioeconômico dos participantes mostra um público com faixa etária entre 20 e 50 anos, com predominância de jovens entre 21 e 30 anos, 60,58% de solteiros e predominantemente feminino e graduados em Ciências Contábeis. Quanto às práticas financeiras, 80 pessoas dos respondentes realizam o planejamento de forma completa, em média 75% dos participantes possuem uma reserva de emergência, e em contrapartida 59,62% possuem dívidas em cartão de crédito, em torno de 60% dos respondentes afirmaram possuir algum tipo de investimento. Em acréscimo, percebeu-se que 79,81% dos participantes responderam o questionário de acordo com o que foi desejado, esse percentual corresponde a 83 auditores, demonstrando suficiência de conhecimento financeiro. Em geral, identificou-se que há um equilíbrio entre o conhecimento e as práticas realizadas. Conclui-se que o conhecimento em assuntos financeiros influencia nas práticas financeiras e demonstra a importância da educação financeira para a população em geral.
Abstract: This research sought to identify the financial practices of auditors from the four largest audit companies in the world and to analyze the influence of academic training on these practices. The methodology applied in a non-probabilistic sample for accessibility of 104 auditors, was through a questionnaire with 24 questions separated into three parts: 1) socioeconomic profile; 2) financial practices; and 3) level of financial education. The socioeconomic profile of the participants shows an age group between 20 and 50 years old, with a predominance of young people between 21 and 30 years old, 60.58% of singles and predominantly female and graduates in Accounting Sciences. As for financial practices, 80 people of the respondents carry out the planning completely, on average 75% of the participants have an emergency reserve, and on the other hand 59.62% have credit card debts, around 60% of the total respondents claimed to have some type of investment. In addition, it was noticed that 79.81% of respondents answered the questionnaire according to what was desired, this percentage corresponds to 83 auditors, demonstrating sufficiency of financial knowledge. In general, it was identified that there is a balance between knowledge and practices carried out. It is concluded that knowledge in financial matters influences financial practices and demonstrates the importance of financial education for the general population.
Palavras-chave: Ciências contábeis
Educação financeira
Auditoria externa
Práticas financeiras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26972
Data do documento: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASP19052023.pdf596,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons