Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26975
Tipo: TCC
Título: Governança corporativa e a importância para as organizações: análise da percepção dos discentes
Autor(es): Silva, Cristiano Alexandre da
Primeiro Orientador: Sousa, Rossana Guerra de
Resumo: A globalização dos mercados e o acirramento da competividade entre as empresas acentuaram a necessidade de captação de investimentos para manutenção e fortalecimento de suas atividades, destacando-se o papel da Governança Corporativa (GC) neste processo de evolução e a importância do contador para o apoio na implementação e manutenção dos mecanismos de governança. O objetivo desta pesquisa foi investigar a percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis a respeito da GC e da sua importância para as organizações. A pesquisa foi desenvolvida com uma amostra de 51 alunos de Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade de João Pessoa que estão cursando, predominantemente, o 8º e 9º períodos dos turnos diurno e/ou noturno. A metodologia adotada baseou-se na pesquisa descritiva, quantitativa e bibliográfica por meio de levantamento. Como instrumento de pesquisa foi adotado questionário contendo 21 questões que englobam o conhecimento sobre GC, a percepção quanto à importância e a pertinência de seu estudo ao longo do curso. Quanto aos resultados, pode-se destacar: os respondentes da pesquisa têm até 30 anos e tiveram no curso de graduação contato com conteúdos de GC, no entanto, não consideram que sejam suficientes para exercício desta atribuição dentro das organizações; além disso, 50,98% apontam para a importância dos conhecimentos de GC para as empresas e 54,90% para a formação do contador; verificou-se, ainda, que em relação aos princípios de GC, 49,02% a 62,75% dos respondentes demonstraram conhecimento acerca dos princípios da GC e a importância para o processo de gestão das empresas. No que se refere à adesão dos respondentes quanto à possibilidade de GC ser ministrada como disciplina específica, 92,16% demostraram interesse e 66,67% caso fosse disciplina obrigatória.
Abstract: The globalization of markets and the increased competitiveness among companies have accentuated the need to raise investments to maintain and strengthen their activities, highlighting the role of Corporate Governance (CG) in this evolution process and the importance of the accountant to support the implementation and maintenance of governance mechanisms. The objective of this research was to investigate the perception of Accountancy students regarding CG and its importance for organizations. The research was developed with a sample of 51 students from Higher Education Institutions (HEI) in the city of João Pessoa, who are predominantly attending the 8th and 9th periods of the day and/or night shifts. The methodology adopted was based on a descriptive, quantitative and bibliographic survey. As a research instrument, a questionnaire was adopted containing 21 questions that encompass knowledge about KM, the perception of the importance and relevance of its study during the course. As for the results, it can be highlighted: the research respondents are up to 30 years old and had contact in the graduation course with contents of KM, however, they do not consider that they are sufficient for the exercise of this attribution inside the organizations; besides, 50,98% point to the importance of the knowledge of KM for the companies and 54,90% for the formation of the accountant; it was verified, still, that in relation to the principles of KM, 49,02% to 62,75% of the respondents demonstrated knowledge about the principles of KM and the importance for the process of management of the companies. In relation to the respondents' adhesion to the possibility of CG being taught as a specific subject, 92.16% showed interest and 66.67% if it were a compulsory subject.
Palavras-chave: Governança corporativa
Organizações
Profissão contábil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26975
Data do documento: 6-Dez-2022
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAS19052023.pdf843,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons