Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26982
Tipo: TCC
Título: Indicadores educacionais do ensino fundamental: uma análise nos municípios Paraibanos
Autor(es): Oliveira, Lavínia Isidro de
Primeiro Orientador: Diniz, Josedilton Alves
Resumo: O presente estudo teve por objetivo verificar a influência dos indicadores educacionais nos resultados do Ideb 2019 dos anos iniciais e finais do ensino fundamental dos municípios paraibanos, como forma de avaliação das políticas públicas educacionais. Utilizando-se dos dados disponibilizados pela plataforma de Indicadores de Desempenho de Gasto Público da Paraíba (IDGPB), adotou-se uma pesquisa de caráter descritivo, documental, bibliográfico e quantitativo para atender ao objetivo proposto, tendo como amostra 188 municípios paraibanos que tiveram seus resultados do Ideb 2019 divulgados. Foram delimitados os municípios com maiores e menores resultados no Ideb, em seguida, aplicou-se um modelo de regressão linear simples, para determinar a poder de explicação das variáveis escolhidas. Os resultados obtidos demonstram que há influência significativa dos indicadores do IDGPB nos resultados do Ideb 2019 nas duas fases de ensino, tendo como variáveis mais significantes Diretores escolhidos por indicação política, estando negativamente relacionado ao resultado e Adequação da formação docente, positivamente relacionado ao resultado do Ideb. Também se verificou que há mais variáveis com maior influência nos anos finais do ensino fundamental, quer sejam: Alunos em tempo integral; Participação da despesa com pessoal e Custo por aluno.
Abstract: The present study aimed to verify the influence of educational indicators on the results of Ideb 2019 in the early and final years of elementary school in Paraíba municipalities, as a way of evaluating public educational policies. Using the data provided by the Public Expenditure Performance Indicators platform of Paraíba (IDGPB), a descriptive, documentary, bibliographic and quantitative research was adopted to meet the proposed objective, having as a sample 188 municipalities in Paraíba that had their Ideb 2019 results released. The municipalities with the highest and lowest results in the Ideb were delimited, then a simple linear regression model was applied to determine the explanatory power of the chosen variables. The results obtained demonstrate that there is a significant influence of the IDGPB indicators on the results of the Ideb 2019 in the two teaching phases, with the most significant variables being Directors chosen by political appointment, being negatively related to the result and Adequacy of teacher training, positively related to the result of the ideb. It was also found that there are more variables with greater influence in the final years of elementary school, whether they are: Full-time students; Share of personnel expenses and cost per student.
Palavras-chave: Qualidade educacional
Indicadores de desempenho
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26982
Data do documento: 7-Dez-2022
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIO19052023.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons