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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26984
Tipo: TCC
Título: Formação de preço dos honorários contábeis: uma análise dos escritórios de contabilidade do Estado da Paraíba
Autor(es): Oliveira, Maria Luiza Macedo de
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Adriana Fernandes de
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo identificar como os escritórios de Contabilidade da Paraíba formam os preços dos serviços prestados aos clientes. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e a abordagem do problema como quantitativa. A coleta de dados foi feita através de um questionário semiestruturado aplicado com os proprietários ou gerentes dos escritórios de contabilidade da Paraíba. A amostra da pesquisa constitui-se de 65 dos escritórios de contabilidade do Estado da Paraíba. Os resultados demonstraram que os gestores possuem conhecimento sobre seus custos, assim como tem ciência da importância da capacitação profissional para chegar ao valor a ser cobrado pelo honorário e do valor percebido pelo cliente. Além disso, demonstraram conhecimento sobre a utilização das técnicas de precificação apresentadas, bem como o uso das informações dos custos para auxiliar na tomada de decisão da sua gestão. Por fim, infere-se que os respondentes tem pouca compreensão sobre a aplicação do markup e pesquisas de mercado para análise da concorrência, o que é pouco utilizado para determinação do seu preço.
Abstract: This research aimed to identify how Accounting offices in Paraíba form the prices of services provided to customers. The research is characterized as descriptive and the approach to the problem as quantitative. Data collection was done through a semi structured questionnaire respondents to the owners or managers of accounting offices in Paraíba. The research sample consists of 65 accounting offices in the State of Paraíba. The results showed that managers have knowledge about their costs, as well as being aware of the importance of professional training to arrive at the amount to be charged for the fee and the value perceived by the respondents. In addition, respondents demonstrated knowledge about the use of the pricing techniques presented, as well as the use of cost information to assist in their management decision-making. Finally, it is inferred that the respondents have little understanding of the application of the markup and market research for competitive analysis, which is little used to determine its price.
Palavras-chave: Ciências Contábeis
Escritórios de contabilidade
Precificação
Formação de preço
Formação de preço
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26984
Data do documento: 6-Dez-2022
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

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