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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27006| Tipo: | Tese |
| Título: | Teceduras do cipó: uma cartografia das controvérsias da patrimonialização da ayahuasca no Brasil (2008-2019) |
| Autor(es): | Dias, Maíra de Oliveira |
| Primeiro Orientador: | Sampaio, Dilaine Soares |
| Primeiro Coorientador: | Baez, Gustavo César Ojeda |
| Resumo: | A tese aqui apresentada teve por objetivo mapear as controvérsias acerca da patrimonialização da ayahuasca no Brasil desde 2008, quando da abertura do processo relativo à solicitação de reconhecimento dos usos rituais da ayahuasca como patrimônio cultural imaterial nacional, até 2019, cobrindo a realização das Conferências Indígenas da Ayahuasca (2017/2018/2019). Para isso, foi realizada uma Cartografia da Controvérsia, a partir de Venturini (2009, 2012), tida como versão didática da Teoria Ator-Rede de Bruno Latour. A temática foi revisada através de um panorama da produção midiática e acadêmica neste período. Conceitos presentes, como cultura, patrimônio cultural, religião, ayahuasca e resistência, foram problematizados no experimento textual denominado Floresta de Conceitos. Com a análise documental das peças processuais, os atores envolvidos no processo instaurado no IPHAN há quatorze anos foram caracterizados e novos aspectos do debate foram visibilizados. Na análise documental das cartas finais das Conferências Indígenas da Ayahuasca, foi possível constatar que, apesar de questionarem o conceito de patrimônio cultural e a forma da patrimonialização, os povos indígenas reunidos nestes eventos têm implementado estratégias para salvaguarda de seus conhecimentos, modos de vida e territórios. Desta Cartografia da Controvérsia foi possível apurar que os mecanismos de patrimonialização ainda são insuficientes e limitados, principalmente ao tratarem de conhecimentos de bases ontológicas não modernas. Assim, cartografar a patrimonialização da ayahuasca, que ainda se encontra com o processo em aberto, demonstrou que o protagonismo indígena será determinante na conservação dos conhecimentos associados à ayahuasca, não só por serem seus primeiros detentores, mas por saberem como salvaguardá-los. |
| Abstract: | The presented thesis aimed to map the controversies about the patrimonialization of ayahuasca in Brazil since 2008 - when the process for recognition of the ritual uses of ayahuasca as national intangible cultural heritage started, until 2019, covering the Indigenous Ayahuasca Conference (2017/2018/2019). The Cartography of Controversies was carried out based on Venturini (2009, 2012), taken as a didactic version of Bruno Latour's Actor-network theory. The study presents a review through the panorama of media and academic production of this period. Concepts such as culture, cultural heritage, religion, ayahuasca and resistance were discussed in the textual experiment of Forest of Concepts. Analyzing the procedural documents, the actors in the process established at IPHAN fourteen years ago were characterized allowing to visualize new aspects of the debate. In the documentary analysis of the final letters of the Indigenous Ayahuasca Conferences was possible to verify that despite questioning the concept of cultural heritage and the form of patrimonialization, the indigenous people gathered in these events have implemented strategies to safeguard their knowledge, ways of life and territories. It was possible to verify from the Cartography of Controversy that the mechanisms of patrimonialization are still insufficient and limited, mainly when dealing with knowledge of non-modern ontological bases. Thus, mapping the patrimonialization of ayahuasca, which is still an open process, demonstrated that indigenous protagonism will be determinative in the conservation of knowledge associated with ayahuasca, not only because they are its first holders but because they know how to safeguard it. |
| Palavras-chave: | Ciências das Religiões Ayahuasca Patrimônio cultural imaterial Salvaguarda Cartografia das controvérsias Sciences of Religions Intangible cultural heritage Safeguarding Cartography of controversies |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciência das Religiões |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27006 |
| Data do documento: | 31-Out-2022 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
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