Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27026
Tipo: | Dissertação |
Título: | Narrativas da infância: uma jornada com laboratório de experimentação de dramaturgia teatral na Escola Municipal Padre Alípio na cidade de Porto de Pedras - Alagoas |
Autor(es): | Silva, Bruno Alves da |
Primeiro Orientador: | Coelho, Paula Alves Barbosa |
Resumo: | O teatro contemporâneo apresenta inúmeras possibilidades de construção de dramaturgias. O presente texto tem por objetivo apresentar o relato de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a realização de atividades de dramaturgia teatral junto a estudantes do quinto ano da Escola Municipal Padre Alípio, na cidade de Porto de Pedras, interior alagoano, onde através da criação de um Laboratório na sala de aula, buscou-se desenvolver textos teatrais, tendo como disparadores iniciais as autobiografias, as histórias familiares, o território local e suas referências estéticas. É uma pesquisa qualitativa que teve como foco a observação direta com o registro de anotações, fotografias e vídeos, além da descrição das etapas e análise dos materiais construídos. Por fim, observou-se a construção de várias narrativas teatrais que dialogaram com a realidade e com a fantasia, trazendo reflexões sobre o universo infantil, a criança como autora e protagonista, mostrando o fortalecimento de suas histórias como indicadores de materiais textuais teatralizáveis. |
Abstract: | Contemporary theater presents countless possibilities for the construction of dramaturgies. This text aims to present the report of a research whose objective was to analyze the performance of theatrical dramaturgy activities with fifth year students of the Municipal School Padre Alípio in the city of Porto de Pedras, Alagoas interior, where through the creation of a Laboratory in the classroom, we sought to develop theatrical texts, having autobiographies, family histories, local territory and their aesthetic references as initial triggers. It is a qualitative research that focused on direct observation with the recording of notes, photographs and videos, in addition to the description of the stages and analysis of the constructed materials. Finally, the construction of several theatrical narratives that dialogue with reality and fantasy was observed, bringing reflections on the children's universe, the child as author and protagonist and the strengthening of their stories as indicators of theatrical textual materials. |
Palavras-chave: | Arte - Educação Teatro na escola Dramaturgia teatral Infância Autobiografias Art - Education Theater at School Theatrical dramaturgy Childhood Autobiographies |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Artes Cênicas |
Programa: | Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27026 |
Data do documento: | 27-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BrunoAlvesDaSilva_Dissert.pdf | 957,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons