Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27032
Tipo: Dissertação
Título: A apropriação do gênero textual artigo de opinião por alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal de João Pessoa-PB por meio de sequência didática
Autor(es): Melo, Inayara Élida Aquino de
Primeiro Orientador: Silva, Henrique Miguel de Lima
Resumo: A presente dissertação, é resultante de uma proposta de intervenção a partir de uma Sequência Didática conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), com base no encadeamento de módulos de ensino e estruturados de forma sistemática, cujo objetivo geral da investigação concentrava-se na produção escrita do gênero textual artigo de opinião acerca do fenômeno social “Trabalho Infantil”, com alunos do 5ºano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de João Pessoa-PB, nas aulas de Língua Portuguesa, visando o desenvolvimento das competências linguísticas, argumentativas e o letramento crítico. Para percorrer os caminhos desta pesquisa, nos embasamos em vários teóricos, principalmente nos estudos de a Bakhtin (1992, 2003, 2010); Marcuschi (2002, 2005,2008); Koch e Elias (2003, 2006, 2012, 2017); Antunes( 2002, 2003); Freire(1996)em relação aos conhecimentos acerca da perspectiva sociointeracionista por meio da língua/linguagem como artefatos de uso social; para a abordagem sobre a sequência didática apropriamo-nos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e no tocante aos estudos sobre o gênero artigo de opinião e argumentação nos ancoramos estudiosos Beltrão (1980); Brakling(2000), Leal e Morais(2007) dentre outros autores. O estudo recorre também aos documentos, diretrizes oficiais no Brasil como Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Base Nacional Curricular Comum (2018). Para abordagem qualitativa e a pesquisa-ação cujo foco é a compreensão e interpretação dos fenômenos sociais inseridos em um contexto são os norteadores metodológicos desta pesquisa, em conformidade com Bortoni-Ricardo (2008) e Thiollent (2011). Como instrumentos de análise, utilizamos as produções textuais das escritas dos artigos de opinião de 10 (dez) educandos, cuja análise comparamos a produção inicial (PI) com a produção final (PF) dos textos produzidos.Os resultados do estudo mostraram que a SD proporcionou uma aprendizagem significativa pois favoreceu o desenvolvimento do letramento crítico dos envolvidos em meio às suas práticas sociais.
Abstract: The present dissertation is the result of an intervention proposal based on a Didactic Sequence according to Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), based on the sequencing of teaching modules and structured in a systematic way, whose general objective of the investigation was focused on the written production of the textual genre opinion article about the social phenomenon "Child Labor", with 5th grade students of the Elementary School of a public school in João Pessoa-PB, in Portuguese Language classes, aiming the development of linguistic and argumentative skills and critical literacy. To walk the paths of this research, we based ourselves on several theorists, mainly in the studies of Bakhtin (1992, 2003, 2010); Marcuschi (2002, 2005, 2008); Koch and Elias (2003, 2006, 2012, 2017); Antunes( 2002, 2003); Freire(1996)in relation to the knowledge about the sociointeractionist perspective through language/language as artifacts of social use; for the approach on the didactic sequence we appropriate Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) and regarding the studies on the genre opinion article and argumentation we anchor scholars Beltrão (1980); Brakling (2000), Leal and Morais (2007) among other authors. The study also resorts to the documents, official guidelines in Brazil as the National Curricular Parameters (1998) and the Common National Curricular Base (2018). The qualitative approach and action research whose focus is the understanding and interpretation of social phenomena inserted in a context are the methodological guidelines of this research, in accordance with Bortoni-Ricardo (2008) and Thiollent (2011). As instruments of analysis, we used the textual productions of the written opinion articles of 10 (ten) students, whose analysis compared the initial production (IP) with the final production (FP) of the texts produced.
Palavras-chave: Linguística
Gênero textual
Artigo de opinião
Sequência didática
Linguistics
Textual genre
Opinion article
Didactic sequence
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Mestrado Profissional em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27032
Data do documento: 16-Fev-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InayaraÉlidaAquinoDeMelo_Dissert.pdf6,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons