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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27046
Tipo: | Tese |
Título: | Da intimidade e do repouso: a imaginação simbólica do êxtase de Santa Teresa D'ávila |
Autor(es): | Herculano Filho, José |
Primeiro Orientador: | Cavalcanti, Carlos André Macêdo |
Resumo: | Teresa d’Ávila foi uma monja católica espanhola que viveu no século XVI, e ficou famosa por sua literatura devocional e pelas experiências místicas que vivenciou, descritas em detalhes em suas obras, particularmente no Livro da Vida e Castelo Interior, base documental desta pesquisa. O problema averiguado são as experiências de êxtases como fenômenos que fomentam a imaginação teresiana, tornando-se recursos das representações simbólicas. Supõese que Teresa de Jesus, através das experiências de êxtases, recorreu aos símbolos e às imagens na busca pela intimidade e pelo repouso. Os objetivos fundamentais são: apresentar as dimensões restauradoras do equilíbrio vital, psicossocial, antropológico e teofânico teresiano; mostrar o dinamismo dos símbolos entre os regimes diurno e noturno e defender a busca pela intimidade e o repouso no jardim e nas moradas, fomentado pelos êxtases. Para explorar tais proposições, recorre-se às Ciências Humanas e Sociais, através da Teoria Geral do Imaginário, de Gilbert Durand. Utilizou-se a hermenêutica simbólica durandiana para identificar os elementos inseridos nas narrativas, no propósito de compreender a contextualização da vida teresiana e, a partir das funções da imaginação simbólica, compreender sua busca pela restauração do equilíbrio vital, da estabilidade psicossocial, da compensação antropológica e da teofania; por fim, destacam-se as dinâmicas da imaginação recorrentes nas metáforas que aparecem os graus de oração entre o regamento do jardim e o interior das moradas, processo pelo qual desencadeou os arrebatamentos nas respectivas obras. No que diz respeito à metodologia, a pesquisa é bibliográfica e de campo, com visitas a lugares citados na investigação, como Gotarrendura, província de Ávila, Ponte do rio Adja, convento de Nossa Senhora da Gracia, mosteiro da Encarnação na cidade de Ávila e o museu em Alba de Tormes, Espanha. Quanto aos fins, é exploratória; quanto aos meios, é descritiva, realçando a dinâmica da linguagem textual da monja carmelita, na coleta de dados e nas passagens dos seus livros; depois, realizaram-se fichamento e exploração dos trechos específicos. A pesquisa é importante porque contribui para o desenvolvimento interdisciplinar, em Ciências das Religiões, Ciências Humanas e Sociais, sobretudo na questão das experiências de êxtases, quando abordadas nas perspectivas imagéticas, dando ênfase ao estilo linguístico de Teresa de Jesus, que se dedicou à vida contemplativa. Portanto, o trabalho favorece a investigação acadêmica em espiritualidade, experiência ascética e teologia ocidental, ressaltando que o legado da santa se restringiu, ao longo dos séculos, apenas ao círculo religioso. |
Abstract: | Teresa of Avila was a Spanish Catholic nun who lived in the 16th century and became famous
for her devotional literature and mystical experiences, described in detail in her works,
particularly in the Book of Her Life and the Interior Castle, the documentary basis of this
research. The research problem investigated is the experiences of ecstasy as phenomena that
foster the Teresian imagination, becoming resources of symbolic representations. It is assumed
that Teresa of Jesus, through the experiences of ecstasies, resorted to symbols and images in
the search for intimacy and rest. The fundamental aims are: to present the restorative
dimensions of Teresian vital, psychosocial, anthropological and theophanic equilibrium; show
the dynamism of the symbols between diurnal and nocturnal regimes and advocate the search
for intimacy and rest in the garden and the dwellings, fostered by the ecstasies. To explore such
propositions, we turn to the Human and Social Sciences, through Gilbert Durand's General
Theory of the Imaginary. Durandian symbolic hermeneutics was used to identify the elements
embedded in the narratives, in order to understand the contextualization of the Teresian life
and, from the functions of symbolic imagination, understand her quest for the restoration of
vital equilibrium, psychosocial stability, anthropological compensation and theophany; finally,
the dynamics of imagination recurrent in the metaphors that appear the degrees of prayer
between the watering of the garden and the interior of the dwellings are highlighted, a process
by which the raptures in the respective works are triggered. As far as methodology is concerned,
the research is bibliographic and field research, with visits to places mentioned in the research,
such as Gotarrendura, in the province of Avila, the Adja River Bridge, the Convent of Our Lady
of Grace, the Monastery of the Incarnation, in Avila and the Museum in Alba de Tormes, Spain.
Regarding the purposes, it is exploratory; and for the means, it is descriptive, highlighting the
dynamics of the textual language of the Carmelite nun, in the data collection and passages in
her books; subsequently, the annotations and exploration of specific excerpts were carried out.
The research is important because it contributes to interdisciplinary development, in Religions
Sciences, Human and Social Sciences, especially on the question of ecstatic experiences, when
approached from imagistic perspectives, emphasizing the linguistic style of Teresa of Jesus,
who dedicated herself to a contemplative life. Therefore, the work favours academic research
in spirituality, ascetic experience and Western theology, emphasising that the saint's legacy was
restricted, over the centuries, only to the religious circle. RESUMEN. Teresa de Ávila era una monja católica española que vivió en el siglo XVI y llegó a ser famosa por su literatura de devoción y por sus experiencias místicas, descritas con detalle en sus trabajos, especialmente en el Libro de la Vida y el Castillo Interior, base documental de esta investigación. El problema que se descubre son las experiencias de éxtasis como fenómeno que estimulan el imaginario “teresiano”, convirtiéndose en recursos de representaciones simbólicas. Se supone que Teresa de Jesús, a través de sus experiencias de éxtasis, recurrió a símbolos e imágenes en la búsqueda de intimidad y descanso. Los objetivos fundamentales son: presentar las dimensiones restauradoras del equilibrio vital, psicosocial, antropológico y de teofanía “teresiana”; evidenciar el dinamismo de los símbolos entre los sistemas diurno y nocturno y defender la búsqueda de intimidad y descanso en el jardín y en las moradas, propiciada por los éxtasis. Para explorar las proposiciones mencionadas, recurrimos a las Ciencias Humanas y Sociales, a través de la Teoría General del Imaginario de Gilbert Durand. Se utilizó la hermenéutica simbólica “durandiana” para identificar los elementos insertos en las narraciones, con el fin de comprender la contextualización de la vida “teresiana” y, a partir de las funciones de la imaginación simbólica, entender la búsqueda por el restablecimiento del equilibrio vital, la estabilidad psicosocial, la compensación antropológica y la teofanía; finalmente, se destaca la dinámica de la imaginación recurrente en las metáforas que surgen los grados de oración entre el regadío del jardín y el interior de las moradas, proceso por el cual se desencadenaron los raptos en los respectivos trabajos. En cuanto a la metodología, la investigación se caracteriza como bibliográfica y de campo, con visitas a los sitios mencionados en la investigación, como Gotarrendura, provincia de Ávila, el puente del río Adja, el convento de Nuestra Señora de Gracia, el monasterio de la Encarnación de la ciudad de Ávila y el museo de Alba de Tormes, España. En cuanto a los fines, es exploratorio; en cuanto a los medios, es descriptivo, destacando la dinámica del lenguaje textual de la monja carmelita, en la recogida de datos y en los pasajes de sus libros; después fue realizada la fichada y la exploración de pasajes específicos. La investigación es importante porque contribuye al desarrollo interdisciplinar, en las Ciencias de las Religiones, Humanas y Sociales, sobre todo en la cuestión de las experiencias de éxtasis si abordadas desde la perspectiva “imagética”, dando énfasis al estilo lingüístico de Teresa de Jesús, que se dedicó a la vida contemplativa. Por ello, la obra favorece la investigación académica en espiritualidad, experiencia ascética y teología occidental, destacando que el legado de la santa se restringió al círculo religioso a lo largo de los siglos. |
Palavras-chave: | Êxtase divino Teresa d'Ávila Imaginação simbólica Intimidade Repouso Divine ecstasy Symbolic imagination Intimacy Rest Imaginario simbólico Intimidad Descanso |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência das Religiões |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso embargado Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27046 |
Data do documento: | 30-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
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