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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27074
Tipo: Dissertação
Título: Práticas informacionais: um estudo com pessoas idosas no contexto da pandemia da Covid-19
Autor(es): Batista, Andreza de Morais
Primeiro Orientador: Paiva, Eliane Bezerra
Resumo: No atual momento histórico, em que o mundo enfrenta a pandemia da Covid-19, as ações de busca, acesso, uso e compartilhamento da informação na vida cotidiana dos sujeitos parecem incorporar com maior intensidade e rapidez as tecnologias digitais e seus desdobramentos: a “infodemia” e, em paralelo, fake News e desinformação. Há, por essa razão, dupla preocupação com as pessoas idosas, uma por constituírem um grupo de risco e outra por não terem tanta desenvoltura com os meios remotos e digitais, o que os tornam vítimas em potencial das notícias falsas. A carência de estudos na Ciência da Informação com esse grupo de pessoas só acresce as preocupações sobressaltadas ao olhar meticuloso da pesquisadora, que inaugura a seara das práticas informacionais ao direcionar o escopo para o elemento “60+”, questionando: como se configuram as práticas informacionais de pessoas idosas no contexto da pandemia de Covid-19? Para responder ao questionamento, primeiramente, adotou-se uma abordagem qualitativa. Em segundo lugar, para o alcance do principal objetivo, que foi compreender as práticas informacionais das pessoas idosas no contexto da pandemia da Covid-19, as orientações etnometodológicas subsidiaram o percurso metodológico. No que concerne aos procedimentos, esse trabalho classificou-se como pesquisa de campo, que para sua realização utilizou-se a entrevista em profundidade, de modalidade semiestruturada. A respeito da inclusão e do número de sujeitos no estudo, isso se deu por meio da técnica Bola de Neve, respeitando os critérios estabelecidos e levando em consideração o critério de saturação. Ao todo colaboraram treze pessoas idosas com idades entre sessenta e um e oitenta e um anos, sendo três delas na fase do pré-teste que visou o aperfeiçoamento do roteiro de entrevista e, dez com o roteiro de entrevista definitivo. Essa técnica nos permitiu escolher a primeira pessoa, através da qual se deu nova indicação e, assim, sucessivamente. No que tange à análise dos dados a pesquisa utilizou-se da análise de conteúdo e no que concerne à interpretação dos mesmos, alicerçou-se no Interacionismo Simbólico (BLUMER, 1969), na Etnometodologia (GARFINKEL, 1967) e nas Representações Sociais (MOSCOVICI, 1961). Por fim, concluiu-se que as práticas informacionais analógicas e/ou digitais desenvolvidas pelas pessoas idosas se dão em virtude, principalmente, das necessidades de cada uma em seu cotidiano, de acordo com suas preferências, valores, interpretações, significações, referenciais e conhecimentos, salientando que o universo da pessoa idosa é bastante heterogêneo e os papeis sociais que assumem nessa fase são bastante variados.
Abstract: In the current historical moment, in which the world is facing the Covid-19 pandemic, the actions of search, access, use and sharing of information in the daily lives of subjects seem to incorporate digital technologies and their consequences with greater intensity and speed: the “ infodemia” and, in parallel, fake news and misinformation. There is, for this reason, a double concern with the elderly, one because they constitute a risk group and the other because they are not so resourceful with remote and digital means, which makes them potential victims of fake news. The lack of studies in Information Science with this group of people only adds to the concerns raised by the meticulous look of the researcher, who inaugurates the field of informational practices by directing the scope to the element “60+”, questioning: how are practices configured informational needs of elderly people in the context of the Covid-19 pandemic? To answer the question, firstly, a qualitative approach was adopted. Secondly, in order to reach the main objective, which was to understand the informational practices of the elderly in the context of the Covid-19 pandemic, the ethnomethodological guidelines supported the methodological path. With regard to procedures, this work was classified as field research, which used in-depth interviews in a semi-structured modality. Regarding the inclusion and number of subjects in the study, this was done using the Snowball technique, respecting the established criteria and taking into account the saturation criterion. In all, thirteen elderly people aged between sixty-one and eighty-one years old collaborated, three of them in the pre-test phase aimed at improving the interview script, and ten with the definitive interview script. This technique allowed us to choose the first person through whom a new indication was given, and so on. With regard to data analysis, the research used content analysis and with regard to their interpretation, it was based on Symbolic Interactionism (BLUMER, 1969), Ethnomethodology (GARFINKEL, 1967) and Social Representations (MOSCOVICI, 1961). Finally, it was concluded that the analogical and/or digital informational practices developed by the elderly are mainly due to the needs of each one in their daily lives, according to their preferences, values, interpretations, meanings, references and knowledge , emphasizing that the universe of the elderly is quite heterogeneous and the social roles they assume in this phase are quite varied.
Palavras-chave: Práticas informacionais
Pessoas idosas
Pandemia Covid-19
Informational practices
Old people
Covid-19 pandemic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso embargado
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27074
Data do documento: 28-Fev-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

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