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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27111
Tipo: Tese
Título: Contribuição das unidades de inovação no desenvolvimento das universidades públicas brasileiras
Autor(es): Anjos Júnior, Eufrásio Vieira dos
Primeiro Orientador: Silva, Anielson Barbosa da
Resumo: A inovação é uma temática relevante para realização de estudos e pesquisas pelo potencial de contribuição para a difusão de novas tecnologias, o aprimoramento de processos e o avanço no desenvolvimento de novos produtos e negócios. O objetivo desta tese é analisar a contribuição das unidades de inovação no desenvolvimento de universidades públicas brasileiras. As unidades de inovação e as universidades públicas são atores importantes para o ecossistema de inovação. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: uma qualitativa e outra quantitativa. A etapa qualitativa teve o propósito de identificar a percepção dos gestores de como as unidades de inovação estudadas contribuem no desenvolvimento das universidades públicas brasileiras. Realizou-se entrevistas estruturadas com 14 gestores de 7 unidades de inovação. A etapa quantitativa objetivou desenvolver e validar uma escala para avaliação das contribuições das unidades de inovação no desenvolvimento das universidades públicas. Os resultados do estudo qualitativo possibilitaram a identificação de papéis vinculados à 9 dimensões dos produtos universitários, das quais 2 emergiram deste estudo e caracterizam uma das inovações conceituais da tese. A partir dos achados da etapa qualitativa e da análise da literatura, categorizou-se os descritores para construção da escala, submetida ao processo de avaliação de especialistas. Em seguida, realizou-se uma pesquisa do tipo survey com 212 membros das unidades de inovação vinculadas às universidades públicas brasileiras. A Análise Fatorial Exploratória (AFE) e a Análise Fatorial Confirmatória (AFC) possibilitaram a validação da escala com 26 descritores que integram 4 construtos: Formação Científica e Tecnológica (8 descritores); Proteção e Difusão da Propriedade Intelectual (5 descritores); Controle e Avaliação da Inovação Tecnológica (5 descritores); e por fim, Desenvolvimento e Promoção da Inovação Sociocultural (8 descritores). Os achados elevam as unidades de inovação das universidades públicas ao status de atores imprescindíveis no desenvolvimento tecnológico, científico e da inovação brasileira. Uma das contribuições do estudo envolve o desenvolvimento de uma escala inédita para Análise da Contribuição das Unidades de Inovação para o Desenvolvimento das Universidades. Outras contribuições envolvem o fomento para processos de tomada de decisões estratégicas em relação à atuação das universidades e unidades de inovação; o desenvolvimento de políticas públicas de incentivo à pesquisa e à inovação e; desenvolvimento de cursos e formações direcionadas para os agentes que integram as unidades de inovação. Espera-se que esta tese fundamente estudos que evidenciem a contribuição da inovação no desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do país, como também no desenvolvimento de estratégias para potencializar a atuação das unidades de inovação nesse cenário. Por fim, a tese incentiva a implantação de novas unidades de inovação, subsidia a estruturação do seu escopo de atuação e preza pela atuação das unidades de inovação como agentes estratégicos que auxiliam as universidades a cumprirem sua missão e seus objetivos institucionais.
Abstract: Innovation is a relevant topic for carrying out studies and research due to the potential to contribute to the diffusion of new technologies, the improvement of processes and the advancement in the development of new products and businesses. The aim of this thesis is to analyze the contribution of innovation units in the development of Brazilian public universities. Innovation units and public universities are important actors in the innovation ecosystem. The research was developed in two stages: one qualitative and the other quantitative. The qualitative stage aimed to identify the managers' perception of how the innovation units studied contribute to the development of Brazilian public universities. Structured interviews were carried out with 14 managers from 7 innovation units. The quantitative stage aimed to develop and validate a scale to assess the contributions of innovation units in the development of public universities. The results of the qualitative study made it possible to identify roles linked to 9 dimensions of university products, 2 of which emerged from this study and characterize one of the conceptual innovations of the thesis. Based on the findings of the qualitative stage and the analysis of the literature, the descriptors were categorized for the construction of the scale, which was submitted to the expert assessment process. Then, a survey was carried out with 212 members of innovation units linked to Brazilian public universities. Exploratory Factor Analysis (EFA) and Confirmatory Factor Analysis (CFA) enabled the validation of the scale with 26 descriptors that integrate 4 constructs: Scientific and Technological Education (8 descriptors); Protection and Dissemination of Intellectual Property (5 descriptors); Control and Evaluation of Technological Innovation (5 descriptors); and finally, Development and Promotion of Sociocultural Innovation (8 descriptors). The findings elevate the innovation units of public universities to the status of essential actors in the technological, scientific and Brazilian innovation development. One of the contributions of the study involves the development of an unprecedented scale for Analysis of the Contribution of Innovation Units to the Development of Universities. Other contributions involve the promotion of strategic decision-making processes in relation to the performance of universities and innovation units; the development of public policies to encourage research and innovation and; development of courses and training aimed at the agents that integrate the innovation units. It is expected that this thesis will support studies that show the contribution of innovation in the scientific, technological, cultural and social development of the country, as well as in the development of strategies to enhance the performance of innovation units in this scenario. Finally, the thesis encourages the implementation of new innovation units, subsidizes the structuring of their scope of action and values the performance of innovation units as strategic agents that help universities to fulfill their mission and institutional objectives.
Palavras-chave: Universidades públicas
Papéis das unidades de inovação
Ecossistema de inovação
Escala de avaliação de contribuição
Public universities
Roles of innovation units
Innovation ecosystem
Contribution rating scale
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27111
Data do documento: 19-Dez-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

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