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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27117
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação do programa de contratação de professor visitante: um olhar para a internacionalização da Universidade Federal da Paraíba |
Autor(es): | Silva, Vanusa Virgínia da |
Primeiro Orientador: | Morais, José Jassuipe da Silva |
Resumo: | O sistema de ensino no Brasil ainda está caminhando para a inserção internacional, mas precisa de políticas que incentivem o desenvolvimento de todas as Instituições de Ensino Superior (IESs) diante da diminuição de investimentos destinados à educação, sendo essencial o apoio das agências de fomento. Nesse sentido, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tem uma atuação muito relevante para a avaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPGs), para a capacitação de recursos humanos, e também para a internacionalização das IESs, visto que lançou, em 2017, o Programa Institucional de Internacionalização (Capes-PrInt). Deste modo, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) elaborou um projeto de internacionalização para participar do Capes-PrInt, em que constavam algumas ações a serem realizadas como contrapartida do programa. Dentre elas, ressalta-se que, a partir de 2017, a universidade procedeu com a contratação de professores visitantes brasileiros e estrangeiros com elevado conhecimento para atuarem nos PPGs durante um determinado período. Este trabalho teve como objetivo avaliar o programa de contratação de professor visitante como ferramenta de internacionalização da UFPB. A pesquisa classifica-se quanto à natureza como básica, quanto aos objetivos, como descritiva, quanto aos procedimentos técnicos, como documental, e quanto à abordagem do problema, como qualitativa e quantitativa. As técnicas empregadas foram a análise documental e de conteúdo. O contexto da pesquisa compreendeu as contratações de visitantes efetuadas pela UFPB no período de 2017 a 2022. Foram coletados dados por meio de sítios eletrônicos e por solicitação de informação a plataforma integrada de ouvidoria e acesso à informação (Fala.BR). Foram contratados 103 visitantes, a maioria do sexo masculino e de nacionalidade brasileira, nas categorias A e Sênior, sendo 26 (25,24%) estrangeiros que formaram a amostra deste estudo. Dos 78 PPGs, 52 (66,67%) contrataram visitantes. Para análise, estabelecemos categorias e variáveis extraídas dos currículos lattes sobre formação e atividades que indicam internacionalização. Destacamos que 16 (80%) visitantes estrangeiros têm doutorado no exterior e 20 (100%) têm artigos no exterior. Os resultados apontaram aspectos positivos quanto à internacionalização por meio dos visitantes, pois foram contratados docentes de outros países ou com experiência internacional que elaboraram produções bibliográficas no exterior, assim possibilitando a troca de conhecimentos com os alunos e docentes efetivos da UFPB. Contudo, evidenciamos fragilidades em relação à universidade não apresentar de forma centralizada as informações sobre o programa, as atividades desenvolvidas não estarem registradas nos sistemas integrados da UFPB por todos os visitantes para gerar um banco de dados público, além de eles precisarem ser mais incentivados a participarem de projetos de extensão com cooperação internacional, a elaborarem produções técnicas e artísticas/culturais e a serem orientadores e membros de bancas de trabalhos em instituições de ensino de outros países. Com base nessas informações, efetuamos um relatório do programa, identificamos algumas lacunas, fizemos sugestões para a gestão da UFPB e criamos instruções para o preenchimento dos relatórios de atividades pelos visitantes, especialmente de internacionalização, com o fim de sistematizar o processo de avaliação. |
Abstract: | The education system in Brazil is still moving towards international insertion, but it needs policies that encourage the development of all Higher Education Institutions (HEIs) in view of the decrease in investments destined for education, with the support of development agencies being essential. In that regard, the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes) has a very relevant role in the evaluation of Postgraduate Programs (PPGs), for the training of human resources and for the internationalization of HEIs, since it launched in 2017 the Institutional Internationalization Program (Capes-PrInt). This way, the Federal University of Paraíba (UFPB) prepared an internationalization project to participate in Capes-PrInt, which contained some actions to be carried out in return for the program, among them, we emphasize that from 2017 onwards, the university proceeded with the training of Brazilian and foreign visiting professors with high knowledge to work in PPGs during a certain period. This work aimed to evaluate the hiring program for visiting professor as a UFPB internationalization tool. The research is classified in terms of its nature as basic, in terms of its objectives as descriptive, in terms of technical procedures as documentary, and in terms of approaching the problem as qualitative and quantitative. The techniques employed were document and content analysis. The context of the research comprised the hiring of visitors carried out by the UFPB in the period from 2017 to 2022. Data were collected through electronic sites and by requesting information to the integrated platform for ombudsman and access to information (Fala.BR). 103 visitors were hired, most of them male and Brazilians, in categories A and Senior, being 26 (25.24%) foreigners who formed the sample of this study. Of the 78 PPGs, 52 (66.67%) hired visitors. For analysis, we established categories and variables extracted from the lattes curricula about training and activities that indicate internationalization. We emphasize that 16 (80%) foreign visitors have a doctorate abroad and 20 (100%) have articles abroad. The results showed positive points regarding internationalization through visitors, as professors from other countries or with international experience who elaborated bibliographical productions abroad were hired, thus enabling the exchange of knowledge with students and permanent professors of the UFPB. However, we evidence weaknesses regarding the university not present information about the program in a centralized way, the activities developed are not registered in UFPB's integrated systems by all visitors to generate a bank of public data. In addition to the fact, they need to be more encouraged to participate in extension projects with international cooperation, to elaborate technical and artistic/cultural productions and to being advisors and members of work committees in educational institutions in other countries. Based on this information, we prepared a program report, identified some gaps, we made suggestions for the management of the UFPB and we created instructions for completing activity reports by visitors, especially internationalization, in order to systematize the evaluation process. |
Palavras-chave: | Educação superior - Internacionalização Educação superior - Avaliação Programa institucional de internacionalização Professor visitante - Programa de contratação Capes-PrInt Higher Education - Internationalization Higher Education - Evaluation Institutional internationalization program Visiting professor - Hiring program |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27117 |
Data do documento: | 16-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
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