Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27121
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPrazim, Thaís Gabrielle de Aguiar Mendes-
dc.date.accessioned2023-06-15T19:04:39Z-
dc.date.available2023-06-14-
dc.date.available2023-06-15T19:04:39Z-
dc.date.issued2023-06-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27121-
dc.description.abstractThe cycles of lectures undertaken at the Lyceu Parahybano are the result of actions initiated at the Popular University, still during the Castro Pinto government. Having established the importance of these actions, the Lyceu not only continued the activity, but also projected the perspective of pedagogical modernization announced by the institution. As a way of understanding this historical moment and its consequences for secondary education, we turned our attention to the subjects: student and teaching staff, responsible for organizing the conferences; the speakers, intellectuals from inside and outside non- school spaces, such as newspapers. With regard to the time frame, it is justified by the fact that 1913 was the year of the first conference to compose the cycles of lectures held at Lyceu Parahybano, and 1921 was the year of the last documentary traces found for these actions in the institution. The methodological theoretical framework used is, therefore, that of Cultural History, emphasizing the broadening of sources and themes in the area of history. The historiographical study, added to the research and reading of the documental corpus, composed of newspapers, magazines, Reports of the Presidents of the Brazilian States and Messages from the Governor of Paraíba to the Assembly, are the support of the research and end up establishing results regarding the understanding of the conferences as a pedagogical renewal practice at the Lyceum. Likewise, it was believed that the conferences proved to be a space for expanding cultural, pedagogical and scientific knowledge, in addition to being configured as a means of disseminating republican ideals, desires, signs and representations, which reverberated beyond the Lyceum. through circulation in periodicals, the publication of leaflets and the fact that some of these speeches were published in book format. In this sense, with this work, it is intended to contribute to the history of public secondary education in Paraíba, through the study of intellectuals and their possible interventions in society, especially in the context of secondary education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-06-15T19:04:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TGAMP14062023.pdf: 1064226 bytes, checksum: a4bbfae20ad678eed7d21969b1dd8ec9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-15T19:04:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TGAMP14062023.pdf: 1064226 bytes, checksum: a4bbfae20ad678eed7d21969b1dd8ec9 (MD5) Previous issue date: 2023-06-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLyceu Parahybanopt_BR
dc.subjectInstrução secundáriapt_BR
dc.subjectHistória dos intelectuaispt_BR
dc.titleCiclos de conferências do Lyceu Parahybano: modernização pedagógica e atuação intelectual (1913-1921)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Itacyara Viana-
dc.description.resumoOs ciclos de palestras empreendidos no Lyceu Parahybano são frutos das ações iniciadas na Universidade Popular, ainda durante o governo Castro Pinto. Estabelecida a importância em torno dessas ações, o Lyceu não só deu continuidade à atividade, como projetou nela a perspectiva de modernização pedagógica anunciada pela instituição. Como modo de compreender esse momento histórico e seus desdobramentos para a instrução secundária, é que voltamos o olhar para os sujeitos: corpo discente e docente, responsáveis pela organização das conferências; os palestrantes, intelectuais de dentro e fora dos espaços não escolares, a exemplo dos jornais. No que compete ao recorte temporal, se justifica pelo fato de 1913 ser o ano da primeira conferência a compor os ciclos de palestras realizadas no Lyceu Parahybano, e 1921 ter sido o ano dos últimos vestígios documentais encontrados para essas ações na instituição. O referencial teórico metodológico utilizado, é, pois, o da História Cultural, dando ênfase ao alargamento das fontes e dos temas na área da história. O estudo historiográfico, somado à pesquisa e leitura do corpus documental, composto por jornais, revistas, Relatórios dos Presidentes dos Estados Brasileiros e Mensagens do Governador da Paraíba para a Assembleia, são o suporte da pesquisa e acabam por estabelecer resultados quanto ao entendimento das conferências como prática de renovação pedagógica do Lyceu. Do mesmo modo levou- se a crer que as conferências demonstraram ser um espaço de ampliação de conhecimentos culturais, pedagógicos e científicos, além de ter se configurado enquanto meio de difusão dos ideais, anseios, signos e representações republicanas, que reverberaram para além do Lyceu por meio da circulação nos periódicos, da publicação de folhetos e do fato de alguns desses discursos terem sido publicados no formato de livros. Nesse sentido, com esse trabalho, tenciona-se contribuir para a história da instrução pública secundária na Paraíba, por intermédio do estudo dos intelectuais e de suas possíveis intervenções na sociedade, sobretudo, no âmbito da instrução secundária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TGAMP14062023.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons