Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27124Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Maciel, Ana Karolina do Nascimento | - |
| dc.date.accessioned | 2023-06-16T19:11:58Z | - |
| dc.date.available | 2023-06-15 | - |
| dc.date.available | 2023-06-16T19:11:58Z | - |
| dc.date.issued | 2023-06-06 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27124 | - |
| dc.description.abstract | This research addresses Special Education from the perspective of inclusion. The objective of the study is to analyze the challenges and possibilities regarding the work of teachers in the regular classroom and in Specialized Educational Assistance. From the methodological point of view, this is a field research with a qualitative focus. The research field was a public school in the city of João Pessoa-PB. During the moments of the researcher's supervised internship for elementary and special education, elaborate observation records were used. In addition to interviews that were applied to two teachers, one from the regular classroom and the other from the Specialized Educational Service, there were single and individual sessions, being recorded using the voice-voice recorder application on a cell phone. Then the interviews were transcribed and analyzed based on guiding themes. Based on this study, it can be seen that Special Education from the perspective of inclusion still faces many challenges. Data analysis showed that there is a lack of specific training for the regular classroom teacher and a great demand for time, however, the collaboration of the Specialized Educational Assistance teacher opens opportunities for continuing education that is built in everyday life. In addition, it was possible to perceive that individualized work is still very present in the school. The study concluded that there is a demand beyond the teacher's practice, political and structural issues, which end up interfering in this professional's work model and which, combined with a lack of continuing education, constitute a great challenge for inclusion. But despite this, the willingness and recognition of inclusive Special Education was notorious. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-06-16T19:11:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AKNM15062023.pdf: 598581 bytes, checksum: 3692f1b2ef4baa4d1eda14ab53f7fc0b (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-16T19:11:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AKNM15062023.pdf: 598581 bytes, checksum: 3692f1b2ef4baa4d1eda14ab53f7fc0b (MD5) Previous issue date: 2023-06-06 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| dc.subject | Desenho universal para a aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Trabalho colaborativo | pt_BR |
| dc.title | Educação especial na perspectiva da inclusão: desafios e possibilidades para os/as professores/as | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Izaura Maria de Andrade da | - |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa aborda a Educação Especial na perspectiva da inclusão. O objetivo do estudo é analisar os desafios e as possibilidades acerca do trabalho dos professores da sala de aula regular e do Atendimento Educacional Especializado. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de campo com foco qualitativo. O campo da pesquisa foi uma escola pública da cidade de João Pessoa-PB. Durante os momentos do estágio supervisionado da pesquisadora para o ensino fundamental e para a educação especial, utilizou-se registros de observação elaborados. Além de entrevistas que foram aplicadas para duas professoras, uma da sala de aula regular e outra do Atendimento Educacional Especializado, foram sessões únicas e individuais, sendo gravadas por meio do aplicativo Gravador de voz-voz de um aparelho celular. Em seguida as entrevistas foram transcritas e analisadas com base em temas norteadores. A partir deste estudo nota-se que a Educação Especial na perspectiva da inclusão ainda enfrenta muitos desafios. A análise dos dados mostrou que há uma falta de formação específica para o professor da sala de aula regular e uma grande demanda de tempo, contudo, a colaboração do professor do Atendimento Educacional Especializado abre oportunidades para uma formação continuada que se constrói no cotidiano. Além disso, foi possível perceber que o trabalho individualizado ainda é bem presente na escola. O estudo permitiu concluir que há uma demanda para além da prática do professor, questões políticas e estruturais, que acabam interferindo no modelo de trabalho desse profissional e que aliadas a uma falta de formação continuada se configuram como um grande desafio para a inclusão. Mas apesar de, foi notório a disposição e o reconhecimento da Educação Especial inclusiva. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AKNM15062023.pdf | 584,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
