Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2716
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Jéssyca Cristina Ferreira-
dc.date.accessioned2017-11-01T14:17:58Z-
dc.date.available2016-11-28-
dc.date.available2017-11-01T14:17:58Z-
dc.date.issued2016-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2716-
dc.description.abstractActs of vandalism have increasingly become frequent in schools from Brazil. However, to what extent do such actions influence on the teenagers' learning process? Therefore, this study aimed to verify the correlation between school vandalism and attitudes toward learning. Specifically, we aimed to analyze the relationship between vandalism and the negative dimension in relation to learning, and to evaluate students' perception of vandalism. A total of 200 teenagers from public schools in the city of João Pessoa - PB with mean age of 14.1 (SD = 1.43) years old, which 51.7% were female and 48, 3% were male, participated in this research study. They answered the Social Conduct Scale, the Questionnaire of Attitudes Toward School as well as sociodemographic questions. The results showed that school vandalism acts were positively correlated to the negative dimension towards learning (r = 0.24, p <0.01), negatively correlated to the expectation factors (r = -0.15; p <0.05) and openness (r = - 0.28, p <0.01) with statistical significance in all of them. It is concluded that teenagers who have aversion and rejection towards learning tend to have a greater frequency of vandalism acts, whereas those participants with greater openness and expectations towards learning tend to present a lower frequency of school vandalism acts. Discussions point to possible repercussions of these results on the learning process and on the role of Educational Psychology in the wake of this debate.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-01T14:17:58Z No. of bitstreams: 1 JCFN28112016.pdf: 834815 bytes, checksum: 2bf86e51c556d57bd5efc8f1adbeb209 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-01T14:17:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JCFN28112016.pdf: 834815 bytes, checksum: 2bf86e51c556d57bd5efc8f1adbeb209 (MD5) Previous issue date: 2016-11-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEscola - vandalismopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.titleVandalismo na escola e atitudes frente à aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pessoa, Viviany Silva Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3415987501225677pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Patrícia Nunes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9696556897063641pt_BR
dc.description.resumoAs ações de vandalismo vem se tornando cada vez mais frequentes nas escolas do Brasil. Mas, até que ponto tais ações estão associadas ao processo de aprendizagem dos adolescentes? Diante disso, o presente estudo teve o objetivo de verificar a correlação entre o vandalismo na escola e as atitudes frente à aprendizagem. De forma específica buscou-se analisar a relação entre vandalismo e a dimensão negativa frente à aprendizagem, e avaliar a percepção dos estudantes frente à prática de vandalismo. Para tanto, contou-se com a participação de 200 adolescentes das escolas públicas do município de João Pessoa - PB, com média de idade de 14,1 (DP = 1,43), sendo 51,7% do sexo feminino. Estes responderam à Escala de Condutas Antissociais, escala de Atitudes Frente à Aprendizagem, além de questões sociodemográficas. Os resultados revelaram que as ações de vandalismo se correlacionam positivamente e significativamente com a dimensão negativa frente à aprendizagem (r = 0,24; p < 0,01) e negativamente e significativamente com os fatores expectativa (r = - 0,15; p < 0,05) e abertura (r = - 0,28; p <0,01). Conclui-se que adolescentes que possuem uma indisposição e rejeição frente à aprendizagem tendem a ter uma maior frequência de ações de vandalismo, enquanto que os participantes com maior abertura e expectativa frente à aprendizagem tendem a apresentar uma menor frequência de ações de vandalismo no contexto escolar. As discussões apontam para possíveis repercussões desses resultados para o processo de aprendizagem e para o papel da Psicopedagogia frente a este debate.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCFN28112016.pdf815,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.