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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27171
Tipo: TCC
Título: Diplomacia pública e cultural da Coreia do Sul e seu impacto em estudantes brasileiros: uma análise a partir do Global Korea Scholarship (GKS).
Autor(es): Oliveira, Maria Luiza Agra de
Primeiro Orientador: Gonçalves, Pascoal Teófilo Carvalho
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os elementos da diplomacia pública e cultural da Coreia do Sul e como os mesmos estão inseridos no cotidiano de estudantes brasileiros, impactando em seu desejo de realizar o ensino superior no país asiático através do programa Global Korea Scholarship (GKS). Para isso, a metodologia utilizada na pesquisa foi de caráter descritivo, qualitativo e exploratório, trazendo os principais conceitos sobre diplomacia pública e cultural em conjunto com o seu desenvolvimento e importância para o Estado sul-coreano, além da relação bilateral existente entre Brasil e Coreia do Sul e o próprio GKS. A pesquisa ainda contou com entrevistas semi-estruturadas com brasileiros que possuem algum tipo de contato com o programa. Assim, a partir de pesquisas e dados fornecidos pelo Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul (2009), foi trazido a diplomacia pública como um principais pilares da política externa sul-coreana, sendo a diplomacia cultural uma de suas vertentes mais importantes. Dentre seus elementos, podemos citar a criação de centros culturais e programas de intercâmbio como características da diplomacia pública, enquanto aspectos como séries de televisão e música são remetidos à diplomacia cultural. Com isso, foi possível concluir que os estudantes brasileiros entram em contato primeiro com a diplomacia cultural sul-coreana, gerando curiosidade e adoção de algum de seus elementos em seu cotidiano, para que depois sejam guiados pela sua diplomacia pública através do GKS.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar os elementos da diplomacia pública e cultural da Coreia do Sul e como os mesmos estão inseridos no cotidiano de estudantes brasileiros, impactando em seu desejo de realizar o ensino superior no país asiático através do programa Global Korea Scholarship (GKS). Para isso, a metodologia utilizada na pesquisa foi de caráter descritivo, qualitativo e exploratório, trazendo os principais conceitos sobre diplomacia pública e cultural em conjunto com o seu desenvolvimento e importância para o Estado sul-coreano, além da relação bilateral existente entre Brasil e Coreia do Sul e o próprio GKS. A pesquisa ainda contou com entrevistas semi-estruturadas com brasileiros que possuem algum tipo de contato com o programa. Assim, a partir de pesquisas e dados fornecidos pelo Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul (2009), foi trazido a diplomacia pública como um principais pilares da política externa sul-coreana, sendo a diplomacia cultural uma de suas vertentes mais importantes. Dentre seus elementos, podemos citar a criação de centros culturais e programas de intercâmbio como características da diplomacia pública, enquanto aspectos como séries de televisão e música são remetidos à diplomacia cultural. Com isso, foi possível concluir que os estudantes brasileiros entram em contato primeiro com a diplomacia cultural sul-coreana, gerando curiosidade e adoção de algum de seus elementos em seu cotidiano, para que depois sejam guiados pela sua diplomacia pública através do GKS.
Palavras-chave: Coreia do Sul
Diplomacia pública
Diplomacia cultural
Global Korea Scholarship (GKS)
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27171
Data do documento: 9-Jun-2023
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Relações Internacionais

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