Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27171
Tipo: | TCC |
Título: | Diplomacia pública e cultural da Coreia do Sul e seu impacto em estudantes brasileiros: uma análise a partir do Global Korea Scholarship (GKS). |
Autor(es): | Oliveira, Maria Luiza Agra de |
Primeiro Orientador: | Gonçalves, Pascoal Teófilo Carvalho |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar os elementos da diplomacia pública e cultural da Coreia do Sul e como os mesmos estão inseridos no cotidiano de estudantes brasileiros, impactando em seu desejo de realizar o ensino superior no país asiático através do programa Global Korea Scholarship (GKS). Para isso, a metodologia utilizada na pesquisa foi de caráter descritivo, qualitativo e exploratório, trazendo os principais conceitos sobre diplomacia pública e cultural em conjunto com o seu desenvolvimento e importância para o Estado sul-coreano, além da relação bilateral existente entre Brasil e Coreia do Sul e o próprio GKS. A pesquisa ainda contou com entrevistas semi-estruturadas com brasileiros que possuem algum tipo de contato com o programa. Assim, a partir de pesquisas e dados fornecidos pelo Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul (2009), foi trazido a diplomacia pública como um principais pilares da política externa sul-coreana, sendo a diplomacia cultural uma de suas vertentes mais importantes. Dentre seus elementos, podemos citar a criação de centros culturais e programas de intercâmbio como características da diplomacia pública, enquanto aspectos como séries de televisão e música são remetidos à diplomacia cultural. Com isso, foi possível concluir que os estudantes brasileiros entram em contato primeiro com a diplomacia cultural sul-coreana, gerando curiosidade e adoção de algum de seus elementos em seu cotidiano, para que depois sejam guiados pela sua diplomacia pública através do GKS. |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo analisar os elementos da diplomacia pública e cultural da Coreia do Sul e como os mesmos estão inseridos no cotidiano de estudantes brasileiros, impactando em seu desejo de realizar o ensino superior no país asiático através do programa Global Korea Scholarship (GKS). Para isso, a metodologia utilizada na pesquisa foi de caráter descritivo, qualitativo e exploratório, trazendo os principais conceitos sobre diplomacia pública e cultural em conjunto com o seu desenvolvimento e importância para o Estado sul-coreano, além da relação bilateral existente entre Brasil e Coreia do Sul e o próprio GKS. A pesquisa ainda contou com entrevistas semi-estruturadas com brasileiros que possuem algum tipo de contato com o programa. Assim, a partir de pesquisas e dados fornecidos pelo Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul (2009), foi trazido a diplomacia pública como um principais pilares da política externa sul-coreana, sendo a diplomacia cultural uma de suas vertentes mais importantes. Dentre seus elementos, podemos citar a criação de centros culturais e programas de intercâmbio como características da diplomacia pública, enquanto aspectos como séries de televisão e música são remetidos à diplomacia cultural. Com isso, foi possível concluir que os estudantes brasileiros entram em contato primeiro com a diplomacia cultural sul-coreana, gerando curiosidade e adoção de algum de seus elementos em seu cotidiano, para que depois sejam guiados pela sua diplomacia pública através do GKS. |
Palavras-chave: | Coreia do Sul Diplomacia pública Diplomacia cultural Global Korea Scholarship (GKS) |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27171 |
Data do documento: | 9-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Relações Internacionais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MLA21062023.pdf | 2,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons