Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27190
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Vandson de Pontes-
dc.date.accessioned2023-06-22T17:44:13Z-
dc.date.available2023-06-15-
dc.date.available2023-06-22T17:44:13Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27190-
dc.description.abstractThe objective of this study was to analyze the teaching of Geography in the early years in a rural school. The research was carried out at the Antônio José da Costa school, located in the Chã de Areia community, in the rural area of the municipality of Pilar-PB. We seek to understand the main geographical concepts worked at school; to analyze the conceptual approximations of Geography with rural education; identify the geographical conception of the management and teachers working in the research field school; and to analyze the methodologies of teachers in the development of Geography contents. To support the research, authors such as: Callai (2005); Caldart (2008); Correa (2000); Gomes (2000); Carlos (2007); Andrade (1992); Lacoste (1988). In addition to official documents such as the BNCC, among others. A qualitative research was used, with the intention of deepening the subject of study, seeking to establish a relationship with rural education. Through field research, we conducted interviews, photographs and documental study. In this way, it was possible to obtain some results such as: the profile of the teachers and the manager; the training of these professionals; the methodologies adopted by the teachers in the classroom and how they work with the contents and methodologies of teaching Geography at school. The study made it possible to understand that the teaching of Geography in the researched school happens in a way that is closely linked to the environment, life in the countryside and the development of cartography.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-06-22T17:44:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VPF15062023.pdf: 549980 bytes, checksum: aea0ebcaef4e65ddc7aba554e0667815 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-22T17:44:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VPF15062023.pdf: 549980 bytes, checksum: aea0ebcaef4e65ddc7aba554e0667815 (MD5) Previous issue date: 2022-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeografia - anos iniciaispt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPedagogia do campopt_BR
dc.titleEducação do campo: uma análise do ensino de Geografia na Comunidade Chã de Areia - Pilar-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Aline Barboza de-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi analisar o ensino de Geografia nos anos iniciais em uma escola do campo. A pesquisa foi desenvolvida na escola Antônio José da Costa, localizada na comunidade Chã de Areia, na zona rural do município de Pilar-PB. Buscamos compreender os principais conceitos geográficos trabalhados na escola; analisar as aproximações conceituais da Geografia com a educação do campo; identificar a concepção geográfica da gestão e dos docentes atuantes na escola campo de pesquisa; e analisar as metodologias dos professores no desenvolvimento dos conteúdos de Geografia. Para embasar a pesquisa foram estudados autores como: Callai (2005); Caldart (2008); Corrêa (2000); Gomes (2000); Carlos (2007); Andrade (1992); Lacoste (1988). Além de documentos oficiais como a BNCC, entre outros. Foi utilizada uma pesquisa qualitativa, na intenção de aprofundar a temática de estudo, buscando fazer uma relação com a educação do campo. Através da pesquisa de campo, realizamos entrevistas, fotografias e estudo documental. Desse modo, foi possível obter alguns resultados como: o perfil das professoras e da gestora; a formação destes profissionais; as metodologias adotadas pelas docentes em sala de aula e como elas trabalham os conteúdos e metodologias do ensino de Geografia na escola. O estudo possibilitou compreender que o ensino de Geografia na escola pesquisada acontece de forma muita ligada ao meio ambiente, a vida no campo e ao desenvolvimento da cartografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VPF15062023.pdf537,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons