Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27193
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Penélope Anselmo de-
dc.date.accessioned2023-06-22T18:34:19Z-
dc.date.available2023-06-15-
dc.date.available2023-06-22T18:34:19Z-
dc.date.issued2023-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27193-
dc.description.abstractSchool management is fundamental for the organization of an educational institution and for the search to guarantee the provision of quality education. Therefore, the management team must enable effective conditions to ensure development in the teaching-learning process, and Democratic Management can be seen as a system that favors the achievement of this objective. This Course Completion Work (TCC) aims to understand the process of Democratic Management, taking into account its principles, objectives and conceptions, as well as presenting what can make or break the use of this management model in early childhood education institutions. For this, a documentary research and an interview were elaborated, having a theoretical methodological approach of a qualitative and bibliographical nature. Democratic Management is the most appropriate management, but there are processes that make it possible and that make it impossible to be analyzed for the implementation of this type of management. With the completion of the studies and analysis of the results obtained, through the exploration of the educational field, from the interviews carried out with the teachers and managers of the day care centers, the importance of democratic management in schools and the contribution that it has, so that the principles and objectives of the educational institution are carried out with quality for the formation of thinking beings.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-06-22T18:34:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PAS15062023.pdf: 473145 bytes, checksum: c63a37ff5bd076f3a6f76448f1d790f5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-22T18:34:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PAS15062023.pdf: 473145 bytes, checksum: c63a37ff5bd076f3a6f76448f1d790f5 (MD5) Previous issue date: 2023-05-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectPrincípios democráticospt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleGestão na educação infantil: os desafios e as possibilidades da gestão democráticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Alexandre Macedo-
dc.description.resumoA gestão escolar é fundamental para a organização de uma instituição de ensino e para a busca da garantia da oferta de uma educação de qualidade. Por isso, a equipe gestora deve viabilizar condições efetivas para assegurar o desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem, e a Gestão Democrática pode ser vista como um sistema que favorece o alcance desse objetivo. O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) visa compreender o processo da Gestão Democrática, levando em consideração os seus princípios, objetivos e concepções, bem como apresentar o que pode viabilizar ou inviabilizar o uso desse modelo de gestão nas instituições da educação infantil. Para isso, elaborou-se uma pesquisa documental e uma entrevista, tendo uma abordagem teórica metodológica de cunho qualitativo e bibliográfico. A Gestão Democrática é a gestão mais adequada, porém existem processos que viabilizam e inviabilizam a serem analisados para a efetivação dessa modalidade de gestão. Com a finalização dos estudos e análise dos resultados obtidos, mediante a exploração do campo educacional, a partir das entrevistas realizadas com os professores e gestores das creches, foi destacada a importância da gestão democrática nas escolas e a contribuição que ela possui, para que os princípios e objetivos da instituição educacional sejam realizados com qualidade para a formação de seres pensantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAS15062023.pdf462,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons